Áreas de Atuação/Gestão Sustentável

Compartilhar

Diálogos Ethos - Conversa com Lideranças sobre o Agora e o Amanhã | 2021

Empresas são feitas por pessoas que tomam decisões diariamente sobre os rumos que os negócios irão tomar. De pequenas a grandes decisões que têm impactos para além dos muros das organizações. As pessoas são os principais ativos das empresas, elas quem lideram e precisam estar alinhadas com os princípios e valores da organização, para que possam influenciar todes a seguirem o mesmo caminho de forma íntegra.

Das lideranças, tem sido exigido, cada dia mais, uma visão ampla sobre o desenvolvimento sustentável que desejamos para nossa sociedade global e, cada decisão, cada ação e palavra importa para que os objetivos sejam alcançados.

Na segunda edição dos “Diálogos Ethos – Conversa com Lideranças sobre o Agora e o Amanhã”, que acontece em 2021, convidamos lideranças para refletir sobre as transformações que precisam ser feitas agora, sobre como incluir todes no futuro que construímos agora, aproveitando todos os talentos, sem desperdiçar nenhum. Uma visão de futuro que recebe o conselho de quem está à frente dessas discussões há longa data e se esforça para não tornar o caminho das empresas obsoleto. Discussões que contribuem para a visão do que é esperado como performance ESG nas empresas e orientam o caminho para as lideranças que seguem com o Ethos nessa jornada.

Sobre o evento

Evento realizado anualmente, voltado para lideranças empresariais com debates e reflexões sobre as transformações em curso e as que dependem de nós para acontecerem.

Na edição de 2021, tivemos uma novidade exclusiva para nossas associadas inscritas: após cada painel tivemos rodas de diálogo com as lideranças que participaram, um espaço em que pudemos continuar a conversa, com nossas associadas abrindo seus microfones para falar, promovendo novas conexões e uma troca de cartões virtual.

A partir das reflexões dos painéis, preparamos um e-book com as ideias centrais debatidas no evento, aspas das lideranças participante, e novas reflexões trazidas pelos textos inspiradores e provocadores das lideranças do Ethos direcionadas as pessoas que estão na jornada de transformação dentro das organizações e comprometidas com o desenvolvimento sustentável. Confira o e-book!

Programação

Desenvolvimento sustentável é para agora – 18/11/2021

Painel: das 9h30 às 10h30 | Roda de Diálogo: das 10h35 às 11h05

Faltam menos de 9 anos para 2030, prazo para cumprirmos as metas da agenda global de desenvolvimento sustentável – um compromisso de todos: governos, sociedade, empresas e pessoas. A agenda traz a necessidade da reinvenção das organizações, que devem ir além de não produzir novos impactos negativos, regenerando ecossistemas e corrigindo percursos com transparência e compromisso. Ao mesmo tempo, promover o desenvolvimento sustentável é sinônimo de gerar novas oportunidades, pois destaca as demandas que ainda não foram atendidas, e as empresas, com todo seu potencial de inovação, tem muito a aportar, gerar e entregar valor. Os investidores já estão atentos a isso e a agenda ESG tem ditado o ritmo da transformação dos negócios.

No primeiro encontro, convidamos lideranças empresariais para compartilhar suas visões, desafios e motivações para, em um curto prazo, transformar modelos de negócios que deem conta dos desafios do desenvolvimento sustentável, garantam a perenidade dos negócios e atendam as expectativas da sociedade e dos investidores na agenda ESG.

Participantes:

  • Caio Magri, Diretor-Presidente do Instituto Ethos
  • Paulo Nigro, conselheiro do Instituto Ethos

Lideranças:

  • Barbara Sapunar, Diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Nestlé (Marketing and Social Innovation)
  • Marcia Massoti, diretora de Sustentabilidade da Enel

Assista!

 

No futuro do trabalho, como incluir todes? – 23/11/2021

Painel: das 9h30 às 10h30 | Roda de Diálogo: das 10h35 às 11h05

O futuro do trabalho já está acontecendo. A pandemia exigiu uma rápida adesão ao trabalho remoto, evidenciou novos trabalhos essenciais, e antecipou planos e investimentos em tecnologia. E também desempregou mais de 3.300 milhões de pessoas, aumentando a informalidade e consequentemente a adesão ao trabalho em plataformas digitais – ampliando a discussão sobre novas formas de relações de trabalho e o esforço de não precarização. Além disso, com o avanço da tecnologia, surgem novas profissões e outras são extintas, tornando o mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Mais rápido do que esperávamos, vemos atividades manuais serem substituídas por máquinas, e em um pais ainda tão desigual como o Brasil, como promover uma transição justa, que considere os impactos sociais das mudanças, e que não perpetuem as barreiras no acesso as oportunidades que o agenda de promoção da diversidade e inclusão tem buscado remover.

Convidamos lideranças para compartilhar suas visões sobre os desafios e oportunidades para uma transição justa, e na direção de uma sociedade menos desigual, diversa, inclusiva e sustentável.

Participantes:

  • Felipe Saboya, diretor-adjunto do Instituto Ethos
  • Adriana Barbosa, conselheira do Instituto Ethos e CEO da PretaHub e Fundadora da Feira Preta

Lideranças:

  • Ana Marcia Lopes, vice-presidente de Recursos Humanos da Atento
  • Maria Júlia Kurth de Azambuja, superintendente de Atração, Seleção e Diversidade no Itaú-Unibanco

Assista!

 

Afrofuturismo e o desenvolvimento sustentável – 25/11/2021

Painel: das 9h30 às 10h30 | Roda de Diálogo: das 10h35 às 11h35

Organizações no Brasil (e no mundo) já entenderam que não dá mais para negligenciar demandas e necessidades de 56% de uma população que ao longo de décadas vem criando soluções, exercendo sua criatividade, e hackeando o sistema para serem atendidas. Toda essa expertise ganha cada dia mais relevância especialmente quando se fala sobre a necessidade de inovar em processos e produtos que deem conta dos desafios que o desenvolvimento sustentável nos impõe. E a partir de toda essa vivência da população negra, o Afrofuturismo vem se afirmando como uma visão de mundo onde o resgate e reforço de saberes ancestrais tem muito a contribuir na construção de um futuro mais justo, inclusivo, sustentável e próspero.

O nosso terceiro encontro convida lideranças a compartilhar suas visões de futuro e sobre desenvolvimento sustentável.

Participantes:

  • Ana Lucia de Melo Custodio, diretora-adjunta do Instituto Ethos
  • Vitor Del Rey, Presidente do Instituto Guetto

Lideranças:

  • Rejane Romano, Diretora de Comunicação da Agencia DPZ&T
  • Sergio All, Founder e Ceo do Conta Black
  • Wilson Marcondes, Associate Director na Accenture Brasil, Intelligent Cloud & Infrastructure Executive, Sponsor of Anti-Racism, Racial Equity & Inclusion

Assista!

 

ESG na pauta dos Conselhos – 30/11/2021

Painel: das 9h30 às 10h30 | Roda de Diálogo: das 10h35 às 11h05

Stakeholders mais mobilizados e investidores mais exigentes esperam cada vez mais que as empresas demonstrem sua performance ASG (ESG), e conselhos de administração sem diversidade em sua composição e que não norteiam atentos a agenda de desenvolvimento sustentável se tornam obsoletos e podem direcionar as empresas para esse mesmo destino.

No último encontro do Conversa com Líderes de 2021, nossos conselheiros, profissionais renomados e com vasta experiência nas agendas ASG, irão conversar sobre a importância que a governança corporativa tem no impulsionamento e consolidação da agenda de gestão dos negócios que conecte propósito e estratégias de negócio e resolução de questões ambientais e sociais urgentes.

Participantes:

  • Caio Magri, diretor-oresidente do Instituto Ethos
  • Ricardo Young, presidente do conselho deliberativo do Instituto Ethos

Lideranças :

  • Carlos Takahashi, chairman da BlackRock do Brasil
  • Cátia Tokoro, conselheira de Administração
  • Jandaraci Araujo, board member e co-fundadora do Conselheira 101

*A agenda e as lideranças convidadas estão sujeitas a alterações. Acompanhe nossas redes sociais para conhecer as atualizações.

Assista!

 

Saiba como se associar ao Instituto Ethos.

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.