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Pesquisa de Diversidade, Equidade e Inclusão

A Pesquisa de Diversidade, Equidade e Inclusão é uma iniciativa que visa avaliar e distinguir publicamente as melhores práticas de diversidade e inclusão adotadas pelas empresas que atuam no Brasil.

É uma realização do Instituto Ethos, do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), da Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero, do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, do Movimento Mulher 360, da Rede Empresarial de Inclusão Social e da Época Negócios, da Editora Globo.

As inscrições para a pesquisa aconteceram até 15 de janeiro de 2024, com participação gratuita.

As empresas participantes serão reconhecidas por sua atuação em prol da equidade de gênero, racial e geracional, da inclusão da pessoa com deficiência e da promoção dos direitos LGBTI+.

Além do reconhecimento, a participação também funciona como uma ferramenta de diagnóstico importante. Todas as participantes que preencherem todo o questionário terão acesso gratuito a um relatório de desempenho; empresas associadas ao Instituto Ethos, além disso, podem comparar o próprio status com a média das participantes nos diversos aspectos do questionário.

Metodologia

A qualidade técnica do questionário e do processo de pontuação e seleção das empresas tem como parceiro o Instituto Ethos, instituição precursora na inserção da diversidade como elemento essencial da gestão responsável para a sustentabilidade.

O Instituto Ethos desenvolve, desde sua fundação, uma série de referências para as companhias brasileiras sobre diversidade, dos quais destacam-se a série do Perfil Social, Racial e de Gênero das 500 Maiores Empresas e Suas Ações Afirmativas e, mais recentemente, os guias temáticos de Diversidade dos Indicadores Ethos. A parceria técnica à pesquisa tem o objetivo de estimular que mais companhias desenvolvam ações de promoção da diversidade, incorporando-a em suas estratégias de negócio.

O questionário de avaliação da Pesquisa de Pesquisa de Diversidade, Equidade e Inclusão avaliará a promoção da diversidade e inclusão nas empresas considerando quatro níveis de adesão:

  1. Cumprimento ou tratativa inicial;
  2. Iniciativas e práticas;
  3. Políticas, procedimentos e sistemas de gestão;
  4. Eficiência.

São, ao todo, 12 itens de avaliação: estratégias para a promoção da diversidade e inclusão, diversidade e governança, cultura organizacional, acessibilidade, gestão da inclusão na cadeia de suprimentos, relacionamento com clientes ou consumidores, programa de diversidade, inclusão de pessoas com deficiência, promoção da equidade de gênero, promoção da equidade racial, promoção dos direitos LGBTI+, promoção da equidade geracional.

Além da identificação das ações desenvolvidas pelas empresas, a avaliação considerará o desempenho quantitativo das companhias, que apresentarão o perfil de diversidade da liderança e de seus quadros funcionais, se aprovadas para a segunda fase da pesquisa. Entendemos que a disponibilização de dados para o processo ainda é um desafio para as empresas. Nesse sentido, o peso da avaliação dos dados quantitativos e qualitativos será de 30% e 70%, respectivamente.

A partir da análise do desempenho geral, setorial e por aspecto de diversidade, a companhia participante poderá ser reconhecida publicamente entre as melhores em seu porte, setor ou por sua atuação em prol da equidade de gênero, da equidade racial, da equidade geracional, da inclusão da pessoa com deficiência, e da promoção dos direitos LGBTI+.

A metodologia da pesquisa foi criada a partir da adaptação da série de guias temáticos desenvolvidos pelo Instituto Ethos e seus parceiros (Indicadores Ethos-MM360 para a Promoção da Equidade de Gênero; Indicadores Ethos-CEERT para a Promoção da Equidade Racial; Indicadores Ethos-REIS para a Inclusão da Pessoa com Deficiência; Indicadores Ethos-Fórum para a Promoção dos Direitos LGBTI+ e do Perfil Social, Racial e de Gênero das 500 Maiores Empresas e Suas Ações Afirmativas.

Inscrição e cronograma

O processo de participação tem como previsão a divulgação do reconhecimento em maio de 2024.

Para participar do processo de avaliação, a empresa terá de responder o questionário pela plataforma on-line dos Indicadores Ethos e submeter a planilha com os dados de perfil de diversidade de seus quadros.

  • Etapa 1: preenchimento do questionário 
  1. Conheça o regulamento da iniciativa e a política de uso dos Indicadores Ethos, que pressupõem que o usuário responsável pelo preenchimento tem autorização expressa de sua empresa para responder o questionário da pesquisa. Acesse também a planilha de apoio;
  2. Acesse o site dos Indicadores Ethos;
  3. Ingresse usando seu logine sua senha. Novos usuários devem cadastrar-se na plataforma. O login será o e-mail informado e a senha deverá ser criada pelo próprio usuário. Importante: o sistema irá enviar um link para a ativação do seu cadastro. Caso demore a receber a mensagem, verifique sua caixa de spam;
  4. Cadastre sua empresa no sistema ou recupere o cadastro já efetuado. O cadastro da empresa é identificado sempre por seu CNPJ. A alteração dos dados do responsável pela empresa no sistema é realizada por procedimento específico indicado no próprio sistema;
  5. Acesse a opção “Autodiagnóstico” e selecione o questionário “Pesquisa de Diversidade, Equidade e e Inclusão” em “Guias Temáticos”;
  6. Após a seleção do questionário “Pesquisa de Diversidade, Equidade e Inclusão”, aperte o botão “responder questionário qualitativo” e inicie o preenchimento. As respostas são salvas automaticamente pelo sistema.
  7. O relatório de diagnóstico individual estará disponível assim que as respostas forem liberadas, em formato on-line ou em PDF. Como trata-se do resultado de autoavaliação que será posteriormente apurada, pedimos às empresas que mantenham sigilo sobre seu desempenho e as demais informações obtidas por meio do relatório de diagnóstico.
    ** reforçando que as empresas devem enviar os dados qualitativos até o dia 18/12/23
  • Etapa 2: análise do desempenho 

Em janeiro/2024, o Instituto Ethos analisará as respostas e selecionará os destaques gerais, setoriais, por aspecto de diversidade e por evolução de desempenho.

Nota de confidencialidade: as empresas que não forem selecionadas para a etapa de apuração jornalística, não terão seus nomes divulgados publicamente. Se selecionada, sua empresa deverá apresentar os dados quantitativos, a partir da orientação do Instituto Ethos.

  • Etapa 3: apuração jornalística 

Em março/2024, as empresas selecionadas na análise de desempenho serão contatadas para apresentar evidências e os dados quantitativos das informações prestadas no questionário e confirmar os melhores desempenhos e destaques. É válido ressaltar que os dados quantitativos inseridos na plataforma do Instituto Ethos não serão divulgados na reportagem sem autorização da empresa inscrita.

  • Etapa 4: avaliação por especialistas

Os resultados da pesquisa serão compartilhados com especialistas da Coalizão Empresarial pela Equidade Racial e de Gênero, do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, do Movimento Mulher 360 e da Rede Empresarial de Inclusão Social, que se reunirão para comentar e validar as conclusões da pesquisa.

Todo o processo de participação é gratuito. Inscreva a sua empresa e participe até 15 de janeiro de 2024.

Saiba mais

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Parceiros e apoiadores

A Pesquisa de Pesquisa de Diversidade, Equidade e Inclusão tem o apoio de:

Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT)

Criado em 1990, o Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT) é uma organização não governamental que produz conhecimento, desenvolve e executa projetos voltados para a promoção da igualdade de raça e de gênero. Para saber mais, acesse: http://www.ceert.org.br

Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero

A Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero tem como objetivo ser um espaço de debate, troca de experiências e estímulo à implementação e ao aprimoramento de políticas públicas e práticas empresariais, em um esforço coletivo para promover a inclusão e a diversidade nas organizações. Almeja-se que a Coalizão seja um espaço pragmático para encontrar parceiros comuns e atuar na cadeia de valor, levando as questões para dentro dos relacionamentos e relações de negócios tanto com fornecedores quanto com clientes. É uma iniciativa do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), do Instituto Ethos e do Institute for Human Rights and Business (IHRB), com o apoio do Movimento Mulher 360, do Instituto Carrefour, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do programa Fundo Newton, oferecido pelo governo do Reino Unido e pelo Conselho Britânico. Para saber mais, acesse: www.equidade.org.br.

Fórum LGBTI+

Criado em março de 2013, o Fórum é uma organização informal que reúne grandes empresas em torno do compromisso com o respeito e com a promoção dos direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, e tem como objetivo influenciar o meio empresarial e a sociedade a respeito desta temática. Tem como propósito articular empresas em torno do compromisso com o respeito e a promoção aos direitos humanos LGBTI+ e como objetivos:

– Aprimorar práticas de gestão empresarial para efetiva adição de valor às marcas das empresas participantes e seus stakeholders.

– Combater a LGBTfobia e seus efeitos prejudiciais às pessoas, aos negócios e à sociedade.

– Influenciar o meio empresarial e a sociedade na adoção de práticas de respeito aos direitos humanos LGBTI+.

Além de eventos periódicos para compartilhar as melhores práticas das empresas signatárias, fomentar o respeito à diversidade sexual e identidade de gênero e abrir espaços para diálogos entre empresas e a comunidade, o Fórum elaborou os “10 Compromissos para a Promoção dos Direitos LGBT”, que expressam o entendimento sobre o papel das empresas e uma agenda de trabalho. Para saber mais, acesse: www.forumempresaslgbt.com

Movimento Mulher 360

Nos últimos anos, diversas empresas vêm buscando promover a diversidade e ampliar a participação feminina no ambiente corporativo. Para potencializar e acelerar esta trajetória, o Movimento Mulher 360 foi criado, em 2011, a partir de uma iniciativa do Walmart.

Em 2015, o Movimento ganhou força e se tornou uma associação independente sem fins lucrativos, formada por meio da união entre organizações protagonistas do cenário empresarial brasileiro, comprometidas em promover a equidade de gênero e o aumento da participação feminina no ambiente corporativo, nas comunidades e na cadeia de valor.

Com a missão de contribuir para o empoderamento econômico da mulher brasileira em uma visão 360 graus, através do fomento, da sistematização e da difusão de avanços nas políticas e nas práticas empresariais e do engajamento da comunidade empresarial brasileira e da sociedade em geral, tem como sócio-fundadoras as seguintes empresas: Bombril, Cargill, Coca-Cola, DelRio, Diageo, Johnson&Johnson, Natura, Nestlé, PepsiCo, Santander, Unilever e Walmart. Em 2022, já são 100 empresas associadas ao Movimento Mulher 360. Para saber mais, acesse: https://movimentomulher360.com.br/

Rede Empresarial de Inclusão – REIS

Nosso propósito: Criar um ambiente de negócios mais inclusivo para transformar positivamente a vida das pessoas com deficiência.

Em 02 maio de 2012, no 26º Fórum de Empregabilidade Serasa Experian, com a participação de mais de 60 empresas e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), foi lançada a ideia da criação de uma rede nacional de empregadores de pessoas com deficiência. Devido ao fato das políticas e práticas de inclusão social e de diversidade serem importantes pontos de atenção para os participantes do Fórum, além de parte significativa do dia a dia das empresas e das cidades brasileiras, algumas das empresas participantes deste Fórum se voluntariaram a integrar a iniciativa de criação da Rede.

Hoje a REIS cota com 15 empresas no seu grupo diretor que são: Accenture, ArcelorMittal, Atento, Belgo Bekaert Arames, Carrefour, EY, Microsoft, JLL, Natura, RD, Serasa Experian, Sodexo, Vivo, TozziniFreire e 3M. A Rede é chancelada e reconhecida pela OIT.

Além das 15 empresas que compõem o grupo diretor, há, atualmente, mais de 100 empresas integrantes da Rede Empresarial. As organizações do terceiro setor e as autarquias governamentais também participam como convidadas dos encontros da Rede, que visam abarcar o máximo de segmentos com vistas ao cumprimento de sua importante missão. Para saber mais, acesse:

https://www.redeempresarialdeinclusao.com/

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