Áreas de Atuação

Compartilhar

Iniciativa para Autorregulação no Setor da Infraestrutura

O Instituto Ethos, o GVEthics e a IFC, alinhados às suas missões, se uniram para facilitar uma iniciativa para fortalecer o setor de infraestrutura no Brasil por meio de um amplo diálogo envolvendo os atores da cadeia de valor do setor, incluindo empresas de engenharia, construtoras, montadoras, clientes, bancos e financiadores, associações de classe, seguradoras, concessionárias, agências, entre outros.

As três instituições estão facilitando um processo de ação coletiva visando promover o fortalecimento da ética, integridade e transparência, combater a corrupção e aumentar a concorrência no setor. O Instituto Ethos, o GVEthics e a IFC, como facilitadores da iniciativa, têm o papel de formatar e facilitar a discussão entre todas as partes da ação coletiva.

A iniciativa foi lançada em evento no dia 08 de maio deste ano e, desde então, as organizações facilitadoras e as empresas signatárias, com apoio de uma Secretaria Executiva liderada por Sergio Etchegoyen, têm se reunido em grupos de trabalho para discutir e construir as bases para permitir a implementação da autorregulação em infraestrutura, que inclui a criação de um instituto de autorregulação para o setor.

A estrutura e liderança do futuro instituto, bem como a definição das suas regras de governança, estão sendo discutidas pelos grupos de trabalho e serão determinadas oportunamente por todas as empresas e organizações participantes. Às facilitadoras, cabe propiciar o ambiente e as condições necessários à difusão e discussão dos conhecimentos indispensáveis à estruturação e atuação da entidade a ser criada.

A adesão à iniciativa se dá mediante a assinatura, a qualquer tempo, do Termo de Adesão e Carta de Princípios pela alta administração da instituição interessada.

No dia 19/08, foi aberta uma consulta pública para discutir o estatuto social do futuro Instituto. O envio das contribuições foi encerrado em 16/09 e a versão final do documento será apresentada nas semanas seguintes.

Para mais informações, faça contato com Juliana Prado: [email protected]

CONTATO

© 2016 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.