Áreas de Atuação/Meio Ambiente

Compartilhar

Cidades Sustentáveis

O Programa Cidades Sustentáveis tem o objetivo de sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável. Para superar esses desafios é necessário o envolvimento dos cidadãos, governo, organizações sociais e empresas.

O Instituto Ethos, que participa desde o início da coordenação deste projeto, intensificou, a partir do final de 2011, a mobilização das empresas junto ao Programa Cidades Sustentáveis.

O apoio das empresas ao programa é fundamental. Elas podem mobilizar sua rede de relacionamento, participar e incidir nas tomadas de decisão, além de gerar impactos tanto diretos, por meio de seus produtos e serviços, quanto indiretos, ao atuar com seus clientes, colaboradores, fornecedores e parceiros no desenvolvimento sustentável das cidades, com base em seu posicionamento político sobre a questão.

O Programa Cidades Sustentáveis oferece uma série de ferramentas, como uma agenda para a sustentabilidade das cidades, que aborda as diferentes áreas da gestão pública, indicadores e casos de boas práticas com referências nacionais e internacionais.

A rede de organizações da sociedade que faz parte do Programa Cidades Sustentáveis está aproveitando as eleições municipais de 2012 para colocar a sustentabilidade na agenda dos partidos políticos e dos candidatos. Neste sentido foi lançado a nova versão da Plataforma Cidades Sustentáveis, que oferece aos candidatos uma agenda completa de sustentabilidade urbana, um conjunto de indicadores associados a esta agenda, enriquecida por casos exemplares nacionais e internacionais. O programa é complementado por uma campanha que tenta sensibilizar os eleitores a escolher a sustentabilidade como critério de voto e os candidatos a adotar a agenda da sustentabilidade.

O Programa Cidades Sustentáveis é uma realização da organização Rede Nossa São Paulo, da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e do Instituto Ethos, com o apoio da Avina e do Instituto Arapyaú.

Conheça mais sobre o projeto aqui: http://www.cidadessustentaveis.org.br/

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.