Áreas de Atuação/Meio Ambiente

Compartilhar

Grupo de Trabalho de Meio Ambiente

O Grupo de Trabalho de Meio Ambiente, retomado em 2021, tem dois grandes objetivos para o ano: o foco na agenda ESG e as recomendações empresariais para a NDC brasileira.

Com reuniões mensais, o GT de Meio Ambiente reúne empresas associadas ao Ethos dos planos de associação Vivência e Essencial, para que, através dos temas propostos e das trocas propiciadas, possam ser implementas ações e iniciativas privadas e/ou públicas para mitigar os riscos ao meio ambiente e, de acordo com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), atingir as metas previstas no Acordo de Paris e Acordo de Escazú.

Agenda ASG

​No escopo do GT de Meio Ambiente acontecerá a reformulação dos Indicadores Ethos, à luz das práticas ESG, junto com as empresas associadas. Para tanto, o tema dos encontros mensais com as associadas terá essa pauta. Além disso, também teremos a realização de oficinas com a participação das empresas do GT.

Recomendações empresariais para a NDC brasileira

Em dezembro de 2020, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) enviou a Organização das Nações Unidas (ONU) a revisão de Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC),a ser enviada a cada 5 anos pelos países signatários ao Acordo de Paris. A revisão entregue pelo governo brasileiro mudou dados do ano de referência e, desta forma, alterou a quantidade permitida de emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) até 2060. O ano de 2060 como data limite está em descompasso com o que vem sendo adotado por outros países que estão considerando 2050 para a neutralização das emissões de GEE.

Nesse sentido, o Ethos trabalhou com as empresas associadas no GT de Meio Ambiente, as recomendações empresariais para o cumprimento dos objetivos de descarbonização e da Agenda 2030 (considerando os anos de 2030 e 2050), observando as recomendações gerais e setoriais.

O documento foi construído colaborativamente ao longo de 2021 dentro do escopo do GT de Meio Ambiente do Ethos e apresenta propostas de adaptação e mitigação à crise climática com base nos compromissos assumidos no âmbito do Acordo de Paris, entendendo que tais compromissos assumidos pelas nações devem ser também propagados entre os diversos níveis de administração e setores que compõem a sociedade. As “Propostas e Recomendações Empresariais para a NDC Brasileira” foram lançadas durante uma das atividades propostas pelo Ethos nos eventos paralelos da COP26.

Conheça o documento e as empresas signatárias (português).

Conheça o documento e as empresas signatárias (inglês).

Participam das atividades do GT de Meio Ambiente apenas as empresas associadas ao Ethos dos planos Vivência e Essencial.

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.