Instituto Ethos

Compartilhar

Preenchimento dos Indicadores Ethos de RSE

Eixo temático

• Governança

 

Principal objetivo da prática

Contribuir para o desenvolvimento humano e local das comunidades onde a empresa está instalada, bem como Aplicar os Indicadores Ethos de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) tem auxiliado a Promon Engenharia a:

• Trazer para a realidade da empresa as perspectivas sociais e ambientais relacionadas ao seu negócio, levando-a a discutir assuntos que em muitos casos ainda não tinham sido considerados;

• Realizar um autodiagnóstico sobre o estágio da empresa perante o tema responsabilidade social empresarial;

• Formular estratégias na adoção de práticas e no acompanhamento do desempenho de responsabilidade social empresarial;

• Estimular a reflexão, o diálogo e a criatividade dos profissionais, motivando-os para o aprimoramento da gestão da RSE na empresa.

 

Público-alvo

Público interno

 

Motivação

Os Indicadores Ethos de RSE têm sido um excelente instrumento de conscientização, aprendizado e monitoramento da responsabilidade social e ambiental da Promon Engenharia, além de auxiliar no planejamento de ações, pois eles representam uma escala evolutiva de parâmetros que a empresa pode utilizar como referência ou inspiração para desenvolver suas políticas e ações.

Esta iniciativa é uma ótima oportunidade para estimular e facilitar os processos de gestão socialmente responsável nas empresas, por meio do apontamento de prioridades, criação de planos de ação e estabelecimento de metas por meio de avaliações periódicas, possibilitando que as empresas evoluam a caminho da sustentabilidade.

 

Descrição da prática

A mobilização da Promon Engenharia para responder os Indicadores Ethos de RSE é encarada como o início de um processo de autodiagnóstico que, combinado com a missão e estratégia geral da empresa, promove a identificação de aspectos da gestão que necessitam de acompanhamento detalhado e de novas metas, as quais são incluídas no planejamento estratégico seguinte.

A seguir, as fases de preenchimento dos Indicadores Ethos na Promon:

• Cada unidade de negócio responde a seu próprio questionário;

• A empresa indica um coordenador para centralizar e sistematizar as informações e facilitar o diálogo interno;

• O processo de preenchimento envolve a participação de várias áreas e níveis da empresa;

• A direção geral da empresa acompanha, valida e monitora os resultados.

Depois de preencher o questionário, a Promon envia suas respostas para o Instituto Ethos, por meio do sistema on-line dos Indicadores Ethos. Os dados são processados, transformados em pontuação e notas e apresentados no Relatório de Diagnóstico, permitindo à Promon compará-los, por meio de tabelas e gráficos, com o grupo de benchmarking (as dez empresas com as melhores notas) e com a média do grupo de empresas que responderam ao questionário no mesmo período.

 

Ferramentas de gestão

Os Indicadores de Ethos de RSE são uma ferramenta de diagnóstico e avaliação da gestão das empresas no tocante à incorporação da responsabilidade social empresarial. Mais informações estão disponíveis no site www.ethos.org.br/indicadores.

 

Resultados e benefícios

Utilizados como ferramenta de gestão na Promon Engenharia desde 2006, os Indicadores Ethos de RSE foram incorporados ao Planejamento Estratégico da empresa, o que resultou numa maior conscientização da direção geral sobre o tema e na percepção de como a RSE está inserida no negócio da organização. Além disso, várias iniciativas que não estavam formalizadas foram institucionalizadas por meio do apontamento dos indicadores, como as seguintes:

• Formalização do código de conduta da empresa;

• Elaboração do balanço social pelo modelo Ibase e, posteriormente, do relatório de sustentabilidade de acordo com as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI);

• Inclusão de critérios específicos de responsabilidade social empresarial na gestão de fornecedores;

• Formalização do investimento social privado na empresa.

 

Contato

Nome: Fábio Risério

E-mail: [email protected]

 

Dados da empresa

Nome: Promon Engenharia Ltda.

Setor: Indústria da construção

Porte: Grande

Localização: Estado de São Paulo

Site: www.promon.com.br

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.