Estudo compara propostas dos atuais candidatos à Presidência da República sobre promoção da igualdade racial, a partir de seus programas.
Em seu boletim Tempo em Curso, de agosto de 2014, o Laboratório de Análises Econômicas, Históricas, Sociais e Estatísticas das Relações Raciais (Laeser), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), apresenta um estudo das propostas de políticas de promoção da igualdade racial a partir dos programas de governo dos atuais candidatos à Presidência da República.
Coordenado pelo professor Marcelo Paixão, esse veículo tem como objetivo analisar a evolução das assimetrias presentes no mercado de trabalho das regiões metropolitanas do Brasil no que diz respeito às desigualdades raciais.
O estudo aborda cinco temas principais, que vão das políticas de ação afirmativa, um dos assuntos mais polêmicos na sociedade brasileira e em várias partes do mundo, até outros temas que afetam diretamente a população negra do país, como a titulação das terras quilombolas, a violência contra afrodescendentes, a saúde da população negra e a intolerância religiosa.
Trabalho semelhante a este foi realizado por ocasião das eleições de 2010, quando o Laeser se dedicou à análise das propostas dos presidenciáveis que se referiam à garantia de direitos e promoção da igualdade para a população negra.
Confira o documento na íntegra aqui.
Por Gabriela Santos e Mércia Silva, do Instituto Ethos