O Ministério do Meio Ambiente lançou na última terça (10) o PNA (Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima). Trata-se de um conjunto de ações estruturantes voltadas para amenizar os efeitos das alterações climáticas, além de diretrizes e recomendações sobre 11 temas ambientais prioritários à agenda nacional.

O objetivo do plano é promover a gestão e a redução dos riscos associados à mudança do clima, aproveitando as oportunidades emergentes, evitando perdas e danos e construindo instrumentos que possibilitem a adaptação de sistemas naturais, humanos, produtivos e de infraestrutura.

O documento foi construído coletivamente, com a participação técnica de 18 órgãos do governo federal e o diálogo entre entidades do Poder Executivo, comunidade científica, populações tradicionais e setor privado. Sua elaboração contou ainda com uma chamada pública, 197 reuniões técnicas e um amplo processo de consulta, cujas contribuições foram avaliadas durante o primeiro trimestre de 2016.

Os temas abordados foram agricultura, cidades, recursos hídricos, povos e populações vulneráveis, segurança alimentar e nutricional, biodiversidade e ecossistemas, gestão de risco aos desastres, indústria e mineração, infraestrutura, saúde e zonas costeiras.

A portaria que institui o PNA foi publicada ontem (11) no Diário Oficial da União. Ela cria também o Grupo Técnico de Adaptação, que será formado por membros do Ministério do Meio Ambiente, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, representando a sociedade civil.

Clique aqui para ter acesso ao conteúdo do PNA

 

 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente
Foto: AM Camargo/Flickr