A frase é de Carlos Klink, secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, em evento de lançamento de um ciclo e uma ferramenta de planejamento para a adaptação às mudanças climáticas voltados para a sociedade civil. O sistema foi desenvolvido pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (GVces), em parceria com a Universidade Oxford e com apoio da Embaixada do Reino Unido, que também criou as mesmas ferramentas anteriormente, com foco especial no setor privado. O projeto teve a participação de oito organizações brasileiras da sociedade civil: Engajamundo, Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Habitat para a Humanidade Brasil, Local Governments for Sustainability (Iclei), Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), World Resources Institute e WWF.

O ciclo e a ferramenta apoiarão as organizações no diagnóstico dos riscos, das vulnerabilidades e dos impactos das mudanças climáticas para seus projetos, ecossistemas impactados e comunidades envolvidas, assim como na busca de soluções e tecnologias necessárias para a criação de capacidade adaptativa e a construção da resiliência.

Conheça o ciclo e a ferramenta voltados para a sociedade civil
Veja também o ciclo e a ferramenta desenvolvidos para uso do setor privado

No evento de lançamento, o GVces também apresentou vídeos tutoriais para uso do material e o “jogo do clima”, que pode ser aplicado pelas organizações com o objetivo de sensibilizar e engajar os atores internos e externos, que devem ser envolvidos no processo de modo que possam contribuir com a elaboração de estratégias consistentes.

Saiba mais sobre o “jogo do clima”

Nós, do Instituto Ethos, temos acompanhado a agenda do clima no Brasil, contribuímos na consulta pública do Plano Nacional de Adaptação e vamos desenvolver um estudo sobre financiamento para a adaptação à mudança climática ao longo de 2016.

 

Por Flavia Resende, do Instituto Ethos, e Juliana Speranza, do Observatório de Políticas Públicas de Mudanças Climáticas do Fórum Clima.

Foto: Istoé