Pesquisa do Pacto Global foi apresentada no GT Empresas e Direitos Humanos
No dia 19 de abril aconteceu o encontro mensal do GT Empresas e Direitos Humanos do Instituto Ethos. A reunião teve como guia as seguintes pautas:
- Integração dos ODS na Estratégia Empresarial – Uma Contribuição do Comitê Brasileiro do Pacto Global (CBPG)
- Lançamento da Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero
- Trabalho da Rede de Empresas pela Aprendizagem e Erradicação do Trabalho Infantil
A primeira temática foi a apresentação de uma pesquisa realizada com 21 empresas do Comitê Brasileiro do Pacto Global (CBPG) para entender se e como as empresas aplicavam os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) em sua estratégia empresarial. A pesquisa foi feita com base no SDG Compass que define etapas para a implementação dos ODS nas organizações.
As empresas disseram que a principal motivação para a adoção dos ODS é a linguagem comum e finalidades compartilhadas, por se tratar de uma iniciativa global. Além disso, estabelecer relações com os stakeholders e valorizar a sustentabilidade corporativa também apareceram nas principais motivações.
Sobre os desafios da implementação dos ODS na estratégia corporativa, as companhias listaram a dificuldade em estabelecer parcerias para avançar nas propostas; definir indicadores para acompanhamento do desenvolvimento das iniciativas, além da dificuldade de mensurar os impactos.
A pesquisa também quis entender se as empresas já tinham estabelecidos os objetivos prioritários e 95% delas havia definido. Ao apontar os objetivos escolhidos, os que mais apareceram foram:
O lançamento da Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero também foi tema de discussão e as empresas além de terem sido convidadas a participar da coalização bem como sua cadeia de valor, também foram estimuladas a compartilhar suas boas práticas para promover um ambiente com maior igualdade. Para saber mais sobre a iniciativa e participar do evento de lançamento, clique aqui.
Por fim, as empresas foram convidadas a conhecer e integrar a Rede de Empresas pela Aprendizagem e Erradicação do Trabalho Infantil. Saiba detalhes aqui.
Por Bianca Cesário, do Instituto Ethos