Diversity-Management-VollbildO Dia Internacional das Mulheres foi no dia 8 de março, mas a semana inteira tem sido dedicada a discutir a desigualdade de direitos entre os gêneros.

Nós, do Ethos, trabalhamos com o tema de promoção da diversidade desde 1998 e temos como prioridade para os próximos anos promover a equidade racial e de gênero não apenas nas empresas e em práticas empresariais, mas também nas políticas públicas. Além disso, apoiamos e acompanhamos o Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça do governo federal e queremos que se implementem mais políticas inclusivas.

Para tanto, desenvolvemos atividades, estudos e ferramentas para apoiar e estimular promoção da diversidade e, em especial, a equidade de gênero.

O mapa da inclusão no mercado de trabalho
O Perfil Social, Racial e de Gênero dos 200 Principais Fornecedores da Prefeitura de São Paulo, feito por nós e pela Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial de São Paulo (SMPIR), com patrocínio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), foi a primeira pesquisa do gênero realizada na maior cidade do país.

Em maio, lançaremos o “Perfil Social, Racial e de Gênero das 500 Maiores Empresas do Brasil e suas Ações Afirmativas”, série histórica de pesquisas. O estudo procurou retratar possíveis desigualdades na composição do quadro de pessoal das organizações e, ao mesmo tempo, identificar ações pela equidade e diversidade na distribuição de cargos.

Os nossos indicadores para a gestão da igualdade entre mulheres e homens
Em parceria com o Movimento Mulher 360, criamos o “Guia Temático: Indicadores Ethos-MM360 para a Promoção de Equidade de Gênero”. Nosso objetivo é de que a incorporação de políticas para a equiparação entre os gêneros às estratégias de negócios seja mais ampla, assim como promover mais avanços na agenda dos direitos humanos e da diversidade nas empresas.

GT de Direitos Humanos: espaço de discussão e aprimoramento no tema
O GT Empresas e Direitos Humanos sempre traz especialistas para debater questões relevantes para empresas, seja promovendo a troca de experiências e de boas práticas, seja fazendo o acompanhamento de políticas públicas. Para isso, nos últimos tempos foram convidados para falar nas reuniões: Maria Cristina Corral, coordenadora da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres de São Paulo, Cida Bento, diretora do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT),  Clemente Ganz, diretor do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) e Sérgio Andrade, diretor da Agenda Pública e da Estratégia ODS. Nosso foco de atuação para os próximos anos será a promoção da equidade de gênero e raça no mercado de trabalho.

Organizações unidas pela implementação dos ODS
Ainda em 2015, passamos a integrar a Estratégia ODS, coalizão de entidades com atuação reconhecida no país, representando a sociedade civil, o setor privado e os governos locais, com o propósito de discutir e propor meios de implantar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que contemplam medidas efetivas para obter avanços nas diferentes dimensões que compõem a sustentabilidade, entre elas alcançar a equidade de gênero e empoderar as mulheres e meninas até 2030.

Os direitos humanos na Conferência Ethos 2015
A edição de 2015 da Conferência Ethos 360° teve como um de seus grandes destaques o tema de empresas e direitos humanos e proporcionou aos participantes pelo menos seis painéis sobre o tema. A filósofa e jornalista Márcia Tiburi dialogou com Mónica Zalaquett, importante ativista nicaraguense sobre “mulheres líderes e desafios mundiais”, abrindo a programação. Entre as atividades oferecidas, abordaram-se as desigualdades sociais, numa conversa entre Paulo Pianez (Carrefour), Cida Bento (CEERT), Judith Morrison (BID) e Maurício Pestana (SMPIR), a equiparação entre os gêneros e a inclusão do público LGBT no ambiente corporativo. No evento, também lançamos o nosso “Guia Temático: Indicadores Ethos-MM360 para a Promoção de Equidade de Gênero”.

 

Por Ana Letícia Salla, coordenadora de Práticas Empresariais e Políticas Públicas do Instituto Ethos.