Seminário  ocorreu no Rio de Janeiro e reuniu representantes da sociedade civil para discutir a visão brasileira dos ODS

Nos últimos dias 13 e 14 de fevereiro, o Instituto Ethos esteve presente no Workshop SDSN Brasil. O evento faz parte da discussão da nova versão dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), já que o período de 15 anos dos ODM se completará ao final de 2015.

O Instituto Ethos foi convidado, entre outros participantes da sociedade civil, para conhecer os objetivos do Desenvolvimento Sustentável, seus desafios prioritários e metas para o desenvolvimento sustentável, no encontro da  Rede da ONU de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável (SDSN), um dos grupos criados pelo scretário-geral Ban Ki Moon, depois da Rio + 20 , que conta com a participação ativa de personalidades, como o economista Jeffrey Sachs, de ongs e de empresas trabalhando para a solução de problemas, obrigando governos, companhias e mesmo sociedades a avançarem no enfrentamento dos problemas que dizem respeito ao desenvolvimento sustentável.

Esses objetivos vão representar uma nova agenda de metas para os países, que vai começar a valer a partir de 2016, em substituição aos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.  O documento final da Rio+20, denominado “O futuro que queremos” apontava para o estabelecimento de metas favoráveis ao desenvolvimento sustentável, tais como acesso universal à energia sustentável, água limpa para todos, enfim, um conjunto de objetivos concisos, de fácil compreensão que possam ser desdobrados em ações de desenvolvimento humano e combate à pobreza.

Em princípio, os dez temas propostos para se tornarem os ODS foram:

1 – erradicar a pobreza extrema, inclusive a fome
2 – alcançar o desenvolvimento dentro dos limites planetários
3 – assegurar o aprendizado efetivo de todas crianças e jovens para a vida e a subsistência
4 – alcançar a igualdade de gêneros, a inclusão social e os direitos humanos
5 – alcançar a saúde e o bem-estar para todas as idades
6 – melhorar os sistemas agrícolas e aumentar a prosperidade rural
7 – tornar as cidades mais inclusivas, produtivas e resilientes
8 – refrear as mudanças climáticas e garantir energia limpa para todos
9 – proteger os serviços ecossistêmicos, a biodiversidade e a boa gestão dos recursos naturais
10 – ter uma governança voltada para o desenvolvimento sustentável.

Mas, os países ainda estão discutindo se serão esses mesmos e qual o enunciado deles.

Esse evento dos dias 13 e 14  de fevereiro tinha como objetivo discutir  a agenda nacional e local, para o Objetivo 7 – Tornar as Cidades Inclusivas, Produtivas e Resilientes.

O grupo vai realizar um estudo de caso com a área metropolitana do RJ e para contribuir na discussão destes temas foram convidados diversos atores como o Instituto Pereira Passos, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), FBDS e Pacto Global entre outros.

Agenda da Rio+20

O evento realizado no RJ contribui a para a discussão que o Instituto Ethos vem promovendo junto a parceiros e empresas no âmbito do tema do desenvolvimento sustentável. Na ocasião da Rio+20, o Instituto Ethos publicou o Posicionamento do Instituto Ethos, Parceiros e Empresas para a Construção do Futuro Que Queremos, que apresenta um conjunto de compromissos firmados por empresas e organizações e de demandas aos governos com o objetivo de se estabelecer um ambiente propício à transição do atual modelo de desenvolvimento para uma economia includente, verde, responsável e competitiva.

Até o dia 14 de março está aberto o processo de consulta pública sobre Indicadores de Desenvolvimento Sustentável.  Acesse para dar a sua sugestão no processo.

Por Ana Luiza Clementino