Metodologia correlaciona as principais informações da companhia à estratégia empresarial, aos resultados financeiros e às atividades operacionais.

A CPFL Energia, maior grupo privado do setor elétrico brasileiro e parceira institucional do Ethos, divulgou ao mercado, no final de março, o seu Relatório Anual 2014. Pela primeira vez, o documento foi elaborado conforme a estrutura do Relato Integrado, desenvolvida pelo International Integrated Reporting Council (IIRC). Essa abordagem correlaciona as principais informações da empresa com a sua estratégia empresarial, os seus resultados financeiros e as atividades operacionais.

“O objetivo do Relato Integrado é implementar nas organizações um processo de pensamento sistêmico para a gestão”, diz o diretor de Sustentabilidade da CPFL Energia, Rodolfo Sirol, destacando que a iniciativa reforça a preocupação do grupo de adotar as melhores práticas de governança corporativa e de sustentabilidade empresarial. O Relato Integrado também facilita a percepção, pelos stakeholders, de geração de valor da companhia no curto, médio e longo prazo.

A publicação do Relatório Anual 2014 no formato do Relato Integrado consolida um amplo processo de transformação na cultura e na gestão do Grupo CPFL Energia. O documento é o primeiro exercício de pensamento corporativo integrado, aproximando o aspecto socioeconômico da dimensão econômico-financeira, além de facilitar a identificação de riscos e oportunidades aos negócios e as principais estratégias empresariais.

Para elaborar o Relatório Anual 2014, a Diretoria de Sustentabilidade do grupo entrevistou 20 executivos da empresa, entre diretores, vice-presidentes e o presidente Wilson Ferreira Junior, e realizou uma pesquisa com os stakeholders para identificar os assuntos mais relevantes e as sugestões de aprimoramento para a construção do documento. A Gerência de Governança Corporativa também atuou na definição da estrutura e do conteúdo do relatório.

A partir da construção dessa visão mais ampla sobre a atuação da companhia, teve início o processo de coleta de informações e dados para o relatório. Este processo teve auxílio do Grupo de Trabalho de Desempenho em Sustentabilidade, constituído por colaboradores de diversas áreas da empresa para auxiliar nos processos de sustentabilidade. “Ao aplicar a estrutura do Relato Integrado, passamos a ter mais dados e informações quantitativas sobre as atividades desenvolvidas pela CPFL Energia, o que possibilitou a mensuração dos impactos gerados”, explica Rodolfo Sirol.

As informações no Relatório Anual 2014 estão organizadas com base no conceito de capital: humano; social e de relacionamento; de infraestrutura; de conhecimento e competências; natural; e financeiro. Para cada tema, o relatório apresenta um conjunto de informações, detalhando as atividades, os seus impactos e a criação de valor proporcionada. O documento também apresenta o contexto atual do setor elétrico e a estrutura da governança corporativa do Grupo CPFL Energia.

As discussões para adaptar o Relatório Anual ao Relato Integrado tiveram início em 2013, quando a empresa, estimulada pelo seu Conselho de Administração, aderiu ao Programa-Piloto do IIRC no Brasil. Ao longo de 2014, o grupo promoveu uma série de workshops de preparação dos colaboradores para aplicação da metodologia. Num desses eventos, a CPFL Energia trouxe ao Brasil um dos maiores especialistas internacionais sobre o tema, o economista indiano Pavan Sukhdev.

Além disso, a CPFL Energia se tornou um dos membros da Comissão Brasileira de Relato Integrado, fórum de discussão no qual as empresas se reúnem para discutir conceitos e o avanço do processo nas empresas. Como resultado inicial desse trabalho, o Relatório Anual 2013, publicado no ano passado, incluiu alguns elementos do Relato Integrado.

Além de aplicar a metodologia do Relato Integrado, o Relatório Anual 2014 também incorpora diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), os princípios do Pacto Global das Nações Unidas e os indicadores e informações solicitadas no questionário do Dow Jones Sustainability Index (DJSI).

Destaques do Relatório Anual 2014

Capital de Infraestrutura:

Capital Natural:

Capital Social e de Relacionamento:

Capital Humano:

Capital de Conhecimento e Competências:

Capital Financeiro:

Fonte: Diretoria de Comunicação Empresarial da CPFL Energia