O que você vai aprender?
São notórios os custos políticos, sociais e econômicos que a corrupção acarreta. Ela distorce a competitividade, estabelecendo formas de concorrência desleal e deteriora os mecanismos de livre mercado, o que gera insegurança no meio empresarial, afugenta novos investimentos, encarece produtos e serviços e destrói a ética nos negócios.
A corrupção compromete o desenvolvimento sustentável do mercado e afasta qualquer possibilidade de lucratividade no longo prazo. Uma realidade que precisa ser combatida e que, para isso, depende do esforço conjunto e contínuo de todos, em especial das empresas, que têm papel fundamental na promoção da integridade.
No Brasil, a regulamentação da lei 12.846 /13, conhecida como Lei Anticorrupção, despertou maior preocupação das empresas com a responsabilização objetiva administrativa e civil das pessoas jurídicas quando da prática de atos lesivos cometidos em seu interesse ou benefício.
Nesse sentido, estabelecer medidas, arranjos institucionais, gerenciamento, controle e regulamentações com o objetivo de promover a transparência e a redução do risco de atitudes que violam princípios de integridade, se torna cada vez mais necessário, tanto para o gerenciamento de riscos, como no aprimoramento da governança corporativa e na eficiência de processos e custos.
Como você vai aprender?
Aulas síncronas de 3 horas: exposições, estudos de caso, reflexões individuais e em grupos e diálogos com o (a) professor (a) a partir de provocações e leitura de textos.
Qual o resultado?
– Você entenderá a importância de uma cultura organizacional transparente e bem estabelecida para a sustentabilidade de empresas nos moldes atuais.
– Você conhecerá estudos de caso que mostram como esse conhecimento está sendo aplicado atualmente.
– Você trocará experiências e desenvolverá novos aprendizados com profissionais do mercado.
– Você entenderá como aplicar seus conhecimentos na prática e como fazer uma transição entre o modelo vigente na sua empresa para um modelo mais sustentável e de acordo com as demandas do mercado.
A quem se destina?
Profissionais que atuem ou tenham interesse em atuar no compliance corporativo.
Programa
14/09 e 15/09 | Módulo I – Organização do Sistema de Integridade
- Legislação aplicável: introdução; breve panorama histórico e definições; pilares de um Programa de Integridade; principais leis que regulamentam o tema (FCPA/UK Bribery Act, Lei Anticorrupção Brasileira, LGPD, entre outras); e estudo de caso.
- Estruturação do programa: introdução; perfil da empresa, riscos e quantidade de controles; independência do sistema de compliance; orçamento e recursos; ferramentas de avaliação dos sistemas de integridade (Guia Temático Ethos), Pró-Ética e outras certificações, como a ISO 37001 e a futura NBR ISO 37301: Sistema de Gestão de Compliance; comunicação e treinamento; e estudo de caso.
16/09 e 17/09 | Módulo II – Gestão de Riscos e Códigos de Conduta
- Gestão de riscos e código de conduta – avaliação de riscos: introdução; conceitos sobre riscos, impacto e probabilidade; risco residual; metodologia de análise de riscos; riscos e conduta sob o impacto da LGPD e do teletrabalho em razão da pandemia; estudo de caso.
- Código de Conduta, regras, procedimentos e normas: introdução; modelos de políticas e códigos de conduta; elaboração de políticas; e estudo de caso.
28/09, 29/09, 30/09 e 01/10 | Módulo III – Gestão de Integridade
- Canais de denúncia, investigações, medidas disciplinares? introdução; conceitos sobre canais de denúncia, processos de investigações, comitês disciplinares. O impacto da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) nos canais de denúncia, investigações e medidas disciplinares. Estudo de caso.
- Gestão de terceiros: legislação aplicável. Objetivos, funções, definições, critérios, categorias da gestão e verificação de terceiros. Processo de pesquisa independente. Visitas in loco. Programas de educação e desenvolvimento de fornecedores, clientes ou parceiros de negócio. Elaboração de um processo de verificação de terceiros. O impacto da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) na gestão de terceiros.
- Comunicação e treinamento: introdução; relevância da comunicação de compliance e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Construção da estratégia de comunicação e engajamento. Definição de públicos-alvo internos e externos. Pilares de treinamento de compliance e LGPD. Estudo de caso.
- Gerenciamento de crises: introdução. Conceito de gerenciamento de crises de natureza de compliance e vazamento de dados – Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Simulação. Estudo de caso.
Facilitadores
Doutora em Engenharia Civil, mestre em Sistema Integrado de Gestão pela UFF, especialista em Gestão Sustentável, Gestão Estratégica e Educação. Bióloga pela Universidade Santa Úrsula.
Atua como consultora nas áreas de Gestão Integrada, Sustentabilidade e Responsabilidade Social, em especial na implementação de sistemas de gestão QSMSRS e elaboração de programas de integridade e planejamento estratégico sustentável.
Graduado em Relações Públicas pela FAAC/Unesp, com especialização em Comunicação Empresarial pela ECA/USP, MBA em Gestão de Sustentabilidade pela FEA/USP e especialização em Inteligência de Mercado pela FIA/USP.
Certified Compliance Officer pela Legal, Ethics & Compliance. Professor das disciplinas de Negócios e Organizações Sustentáveis pelo Programa de Especialização de Gestão em Negócios, pelo Programa de Especialização em Gestão de Negócios SEST/SENAT e pelo Programa de Especialização em Gestão de Negócios Imobiliários da FDC. Leciona também as disciplinas de Ética Empresarial e Compliance pela FIA e pela PUC Campinas/SP, e facilita diversos cursos de integridade pelo Instituto ARC e pelo Instituto Ethos.
Profissional com 20 anos de experiência na área de integridade e sustentabilidade em organizações como ONU, Petrobras, Grupo Promon, Usiminas, Nova Engevix, Alphaville Urbanismo, Câmara Brasileira da Indústria da Construção/CBIC, entre outras. Em 2016, passou a atuar como sócio-diretor da consultoria Além das Palavras: Negócios Éticos e Sustentáveis.
Investimento
R$ 3.518
Participação via CPF ou CNPJ
Formas de pagamento: boleto bancário, transferência bancária ou cartão de crédito via PagSeguro
50% de desconto para estudantes
Consulte benefícios para empresas associadas
CERTIFICADO
Será disponibilizado certificado eletrônico de participação no curso aos alunos que obtiverem frequência mínima de 90% da carga horária total. Os certificados serão enviados por e-mail aos participantes em formato eletrônico (PDF).
Em caso de dúvidas, entre em contato: [email protected]