No dia 30 de outubro de 2013, a cidade de São Paulo vai sediar o 3º Seminário “Programa Madeira É Legal”, que vai se realizar das 8h30 às 13h00, no Auditório da Secretaria de Meio Ambiente, em Pinheiros, com entrada gratuita.

Lançado em 2009, o Programa Madeira É Legal tem o objetivo de incentivar e promover o uso da madeira de origem legal e certificada na construção civil em todo o Estado e de São Paulo, por meio de cooperação técnica e institucional entre os parceiros envolvidos.

No seminário, haverá uma retrospectiva dos quatro anos do Madeira É Legal, apresentada por Ricardo Russo, analista de Conservação da WWF-Brasil. Além disso, a advogada Denise Cavalcanti e a bióloga Andrea Brito de Maceno, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, irão abordar a inserção da certificação florestal como requisito exigido para os produtos consumidos pela administração estadual pelo Programa de Contratações Públicas Sustentáveis do Estado de São Paulo, bem como o mecanismo de funcionamento do Cadmadeira, cadastro estadual das pessoas jurídicas que comercializam produtos e subprodutos de origem nativa da flora brasileira no Estado de São Paulo e como essa ferramenta vem sendo exigida nos editais dos órgãos estaduais nos últimos anos.

Carolina Reis, que coordena as relações governamentais da Rede Amigos da Amazônia (RAA) e é membro do Centro de Estudos em Administração Pública e Governo (GVceapg) da Fundação Getúlio Vargas, dará uma palestra sobre o sistema de monitoramento participativo do Protocolo Madeira É Legal. EFabíola Zerbini,secretária executiva do Forest Stewardship Council Brasil (FSC-BR) irá apresentar dados atualizados do uso de madeira certificada no setor da construção civil.

Durante o seminário, serão lançadas as publicações Catálogo de Madeiras Brasileiras para a Construção Civil e Comércio de Madeira – Caminhos para o Uso Responsável.

Também participarão do encontro, entre outros, Bruno Covas, secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo; Ricardo Teixeira, secretário municipal do Verde e Meio Ambiente; Dimitrios Paleologos, vice-presidente do Sindicato do Comércio Atacadista de Madeiras do Estado de São Paulo (Sindimasp); Sérgio Watanabe, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP); e Fernando Landgraf, diretor-presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

SERVIÇO
O quê:
3º Seminário “Programa Madeira É Legal”;
Quando: 30 de outubro de 2013, das 8h30 às 13h00;
Local: Auditório da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo;
Endereço: Av. Professor Frederico Hermann Jr., 345 – Pinheiros, São Paulo (SP);
Inscrições e mais informações: Pelo hotsite http://anggulo.com.br/madeiralegal/programa.html.