No dia 14 de outubro, o Instituto Ethos realizou mais uma reunião do Grupo de Trabalho de Empresas e Direitos Humanos, com o tema “Combatendo a violência e a exploração sexual: o papel das empresas”. O encontro reuniu representantes de organizações e especialistas para discutir desafios e estratégias de prevenção diante de um problema que ainda afeta, de forma alarmante, crianças, adolescentes e mulheres no Brasil. 

Na abertura, Caio Magri, diretor-presidente do Instituto Ethos, reforçou a importância do engajamento empresarial na promoção da integridade e na proteção de grupos vulneráveis. Em seguida, Ana Lucia Melo, diretora-adjunta do Ethos, destacou que “a devida diligência em direitos humanos é um instrumento fundamental para identificar e mitigar riscos, garantindo políticas de tolerância zero à violência e à exploração sexual”

As apresentações trouxeram olhares complementares sobre o tema. Rodrigo Teruel, da Repórter Brasil, chamou atenção para a conexão entre exploração sexual, trabalho escravo e tráfico de pessoas, ressaltando que “essas violações caminham juntas e exigem transparência nas cadeias produtivas”. Eva Dengler, da Childhood Brasil, apresentou experiências de enfrentamento da exploração sexual infantil no setor privado, destacando que “as empresas têm um papel central na prevenção, ao promover informação e criar canais seguros de denúncia”. Já Flávia de Moura Muniz, da ONU Mulheres, reforçou que “combater a violência contra mulheres e meninas também é uma pauta empresarial e requer políticas internas de prevenção, acolhimento e responsabilização”. 

Encerrando as exposições, Camila Sandoval, da Vibra Energia, compartilhou iniciativas do Programa de Diversidade e Direitos Humanos da empresa, que incluem capacitações e campanhas educativas. “Nosso objetivo é fortalecer a cultura de respeito e integridade, dentro e fora da companhia”, afirmou. 

O próximo encontro do Grupo de Trabalho do Ethos acontecerá em 3 de dezembro, em formato híbrido, com uma abordagem transversal entre os grupos de Direitos Humanos, Meio Ambiente e Integridade, dedicado ao tema “Balanço da COP 30”, participe!