Evento contou com a participação do Instituto Ethos, do Centro de Sustentabilidade do Sebrae e do Sebrae Nacional.

 ethos-

O lançamento dos Indicadores Ethos-Sebrae para Micro e Pequenas Empresas aconteceu na última quinta-feira (10/11), na Feira do Empreendedor do Sebrae/RN, em Caicó-RN. Esta iniciativa tem como objetivo incentivar as micro e pequenas empresas a adotarem ações de desenvolvimento sustentável.

Com o uso da ferramenta, será possível mapear se a empresa cumpre os deveres trabalhistas, de saúde e segurança do trabalho; fazer o diagnóstico da saúde financeira; e entender como se dá o relacionamento da empresa com seus colaboradores e a comunidade do entorno.

Ana Lucia de Melo Custodio, coordenadora de Gestão para o Desenvolvimento Sustentável do Instituto Ethos, comemora o lançamento: “As micro e pequenas empresas representam uma grande fatia do mercado brasileiro e a adoção de indicadores que as auxiliem a implementar medidas de sustentabilidade e gestão íntegra gera impactos visíveis tanto para os empreendedores, quanto para a comunidade envolvida no negócio”.

Além disso, a adoção dos indicadores na cadeia de valor também é uma conquista, pois garante que toda a produção implemente medidas de sustentabilidade, criando uma cadeia íntegra e mais sustentável. Quinze empresas da cadeia têxtil vinculadas ao Grupo Guararapes, e cinco de petróleo e gás já se inscreveram para adoção dos Indicadores Ethos-Sebrae, em uma parceria articulada com o Sebrae/RN, importante parceiro do Instituto Ethos na retomada da mobilização das pequenas empresas para a agenda da sustentabilidade. “Estou bastante otimista com as possibilidades que temos de consolidar a gestão sustentável e responsável como um diferencial dos pequenos negócios”, afirma João Hélio Cavalcanti, diretor técnico do Sebrae-RN.

No final do mês de novembro, o Ethos fará a capacitação de consultores e oficinas com empresários para início do programa de sustentabilidade na cadeia de valor.