O Festival + DH é um espaço de debate, reflexão e mobilização sobre direitos humanos, justiça social e combate às desigualdades no Brasil. A iniciativa conecta representantes da sociedade civil, setor empresarial, poder público e academia em torno de uma agenda comum: impulsionar soluções reais, colaborativas e sustentáveis para os desafios estruturais que enfrentamos. 

Por meio de painéis estratégicos, arte, cultura e diálogo plural, o Festival promove experiências transformadoras, articulando temas como diversidade, equidade, governança, integridade, meio ambiente e políticas públicas.  

Edição anterior 

A primeira edição do Festival + DH aconteceu em 2021, em formato 100% online, devido ao contexto da pandemia de COVID-19. A programação foi transmitida pelo YouTube do Instituto Ethos e viabilizada por meio da Open Society Foundations, com apoio de organizações da Coalizão de Empresas e Direitos Humanos. 

Realizado em dois dias (3 e 10 de dezembro), o festival contou com 16 atividades, entre debates, oficinas, cine-debates e apresentações culturais. Foram discutidos temas como direitos trabalhistas, diversidade e inclusão, migração, trabalho escravo e infantil, além de oficinas sobre fake news e redes sociais. 

A edição de estreia consolidou o Festival + DH como um espaço legítimo de articulação intersetorial, sensível às urgências sociais e atento ao papel transformador das empresas e instituições. 

Edição 2025: dentro da Conferência Ethos 

Em 2025, o Festival + DH será realizado no dia 13 de agosto, como parte da programação da Conferência Ethos 2025, no Vibra São Paulo. 

A integração com um dos maiores eventos de sustentabilidade e responsabilidade empresarial da América Latina amplia o alcance e o impacto das discussões em direitos humanos, conectando os temas a um público estratégico, diverso e multissetorial. 

Esta edição é uma realização do Instituto Ethos em parceria com o Centro de Excelência em Direitos Humanos e Empresas da FECAP, com apoio da Comissão Europeia, e contará com uma programação potente voltada ao fortalecimento do campo de Empresas e Direitos Humanos no Brasil. 

Programação do Festival + DH 25 

A programação de 2025 conta com três painéis que abordarão temas estruturais sob diferentes perspectivas: 

O custo das desigualdades e a urgência de uma governança corporativa em direitos humanos 

Este painel tem como objetivo discutir os impactos concretos que as desigualdades sociais, raciais e econômicas impõem ao Brasil, e como esses custos afetam diretamente a produtividade, o crescimento econômico e a coesão social. 

A partir da publicação do livro “O preço da desigualdade: os custos econômicos e sociais da iniquidade no Brasil”, uma parceria entre o Instituto Ethos e o Insper, e do “Manifesto para uma Governança Corporativa em Direitos Humanos”, o painel propõe uma articulação entre evidência e intencionalidade, ciência e compromisso, indicando como o setor empresarial pode transformar sua forma de operar diante dos desafios estruturais que comprometem o desenvolvimento sustentável e a justiça social. 

A atividade também busca demonstrar como as empresas podem integrar os direitos humanos à sua governança e estratégia de negócios, com base em evidências, princípios e compromissos que estão no centro da construção de uma nova cultura corporativa. Ao conectar dados, diagnóstico e diretrizes práticas, o painel pretende fortalecer a mobilização para que lideranças empresariais assumam protagonismo no combate às desigualdades e na promoção de uma integridade socioambiental robusta e transformadora. 

DEI e a Política Nacional de Cuidados: Corresponsabilidade e Transformações no Mundo do Trabalho 

Este painel tem como objetivo discutir o papel estratégico do cuidado como pauta de direitos humanos e de diversidade, equidade e inclusão (DEI) nas empresas, a partir da Política Nacional de Cuidados, coordenada pelo Governo Federal. 

A política reconhece o cuidado como um direito de todas as pessoas e um trabalho essencial para a sustentação da vida e do bem-estar coletivo. Também promove a corresponsabilidade entre Estado, setor privado, comunidades e famílias, com foco especial na superação das desigualdades de gênero, raça e classe, que historicamente sobrecarregam as mulheres, especialmente as mulheres negras, com as tarefas de cuidado — muitas vezes de forma não remunerada e invisibilizada. 

Ao reunir representantes do governo, do setor empresarial e da sociedade civil, o painel propõe uma reflexão crítica sobre os desafios estruturais associados ao cuidado e sua relação com a exclusão de mulheres e outros grupos historicamente minorizados do mundo do trabalho. 

O debate também abordará iniciativas e práticas empresariais que têm incorporado o cuidado como eixo estratégico das políticas de DEI, cultura organizacional e sustentabilidade, e trará dados e percepções sociais sobre o tema com base nas pesquisas recentes Ethos/Época de Diversidade, Equidade e Inclusão. 

Defensores Ambientais em foco: desafios, perspectivas e caminhos para a proteção socioambiental 

O painel propõe um diálogo plural com o objetivo de problematizar a situação de risco enfrentada por defensores e defensoras ambientais no Brasil, a partir de diferentes perspectivas e experiências. 

A proposta é evidenciar as condições de atuação dessas pessoas, os desafios enfrentados e as necessidades urgentes para sua proteção. Serão debatidas as responsabilidades e perspectivas de diferentes atores no fortalecimento da proteção aos defensores ambientais, destacando o papel do governo na criação e implementação de políticas públicas eficazes, o compromisso do setor empresarial em adotar práticas responsáveis e seguras, e as estratégias de articulação e suporte promovidas pela sociedade civil. 

O painel busca ampliar o debate sobre democracia ambiental, justiça socioambiental e a urgência de soluções colaborativas para enfrentar a crise climática e a violência contra defensores, promovendo a construção de uma agenda comum entre os diversos setores. 

Esta atividade integra o projeto AFD: Promoção de Direitos de Defensores(as) Ambientais, uma realização coletiva do Instituto Ethos, Transparência Internacional – Brasil, Instituto Centro de Vida, Operação Amazônia Nativa e Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, com financiamento da Agência Francesa de Desenvolvimento. 

Acesse a programação da Conferência Ethos e inscreva-se 

O Festival + DH 25 é uma realização do Instituto Ethos e do Centro de Excelência em Direitos Humanos e Empresas da FECAP, com apoio da Comissão Europeia. 
 
A atividade integra a programação da Conferência Ethos 2025 e conta com o patrocínio de Sompo e Intex, empresas comprometidas com a promoção dos direitos humanos e a construção de uma sociedade mais justa e responsável. 

Parceria


Patrocínio