A COP é o maior espaço global de definição de rumos para o enfrentamento da crise climática. Em 2025, com a realização da COP30 em Belém, o Brasil tem um papel central no debate internacional. Mas o desafio vai além do clima: é também sobre combater desigualdades, fortalecer a justiça social e garantir integridade nas instituições e práticas empresariais.
O Instituto Ethos lançou o Impacta COP30 – Além do Clima com o objetivo de articular empresas, governos e sociedade civil na construção de uma agenda transversal e sistêmica. A partir da discussão sobre os compromissos climáticos urgentes, buscamos ampliar a visão para os grandes desafios do país, conectando-os à agenda global.
I Semana do Clima da Amazônia
O Instituto Ethos esteve presente durante a I Semana do Clima da Amazônia. No evento, foram realizados dois painéis que estão diretamente ligados aos temas do Impacta COP30. O primeiro, sobre Integridade Socioambiental, propôs uma reflexão sobre esse conceito emergente, que amplia a visão tradicional de integridade ao incorporar aspectos de justiça ambiental, direitos humanos e impactos sociais e climáticos na governança das empresas e de suas cadeias produtivas
O segundo painel abordou a responsabilidade das empresas no desenvolvimento sustentável no território, e discutiu como as empresas podem atuar de forma responsável onde estão inseridas, com foco na promoção de direitos, inclusão social, geração de valor compartilhado e respeito aos modos de vida locais.
Conferência Ethos como palco do Impacta COP30
A Conferência Ethos é o mais tradicional evento de Responsabilidade Social Empresarial, Sustentabilidade e ASG e, em 2025, contou com uma trilha especial dedicada ao Impacta COP30 – Além do Clima. Esse espaço foi um ponto avançado para as discussões relevantes à COP30, reunindo lideranças empresariais, especialistas, governo e sociedade civil em torno de soluções coletivas.

Pesquisa Instituto Ethos e GlobeScan
Como parte do Impacta COP30 – Além do Clima, o Instituto Ethos, em parceria com a GlobeScan, está conduzindo uma pesquisa inédita com empresas associadas para compreender de forma mais aprofundada o papel do setor empresarial na agenda climática brasileira e global. O estudo busca mapear percepções, desafios, estratégias e compromissos das companhias diante da emergência climática e as expectativas para a COP30. Os resultados vão orientar a atuação coletiva e contribuir para que as propostas construídas no âmbito do Impacta COP30 reflitam de maneira concreta as demandas e responsabilidades do setor empresarial.
Temas prioritários
O projeto foca em questões estratégicas para o Brasil e para o mundo, como:
- Mudança climática
- Integridade socioambiental
- Desenvolvimento sustentável nos territórios
- Direitos humanos e justiça socioambiental
Essas pautas estão sendo trabalhadas de forma colaborativa, resultando em documento e propostas que serão apresentadas às principais lideranças políticas, empresariais e sociais.
Do Brasil para o mundo
Os resultados do Impacta COP30 – Além do Clima serão apresentados durante a COP30 em Belém, em eventos oficiais e paralelos, além de iniciativas de parceiros. A estratégia é descentralizada, ampliando a capilaridade das propostas e fortalecendo a o papel do setor empresarial em um momento decisivo para o planeta.
Com esse projeto, o Ethos reforça seu compromisso histórico de mais de 25 anos, através de iniciativas históricas como o Fórum Clima, um grupo de trabalho criado para acompanhar os compromissos da “Carta Aberta ao Brasil (2015)” e que posteriormente se tornou o atual GT de Meio Ambiente do Instituto Ethos, composto por empresas que acreditam que o setor empresarial pode dar sua contribuição para que o mundo realize a necessária transição para uma economia de baixo carbono, aproveitando novas oportunidades de negócios e reduzindo significativamente os impactos negativos da mudança do clima.
Seguimos promovendo a sustentabilidade, a integridade e a justiça social, mobilizando nossa rede de associadas e parceiros para um futuro mais justo, inclusivo e sustentável.