Por: Analítica Comunicação (Assessoria de imprensa do Instituto Ethos)
O Instituto Ethos elegeu nesta semana Andréa Álvares e Daniela de Fiori para presidir o Conselho Deliberativo da organização, no mandato de 2025 a 2028. Com a nova composição, o Conselho tem, pela primeira vez, duas mulheres nos cargos de presidente e vice-presidente. O Ethos também tem maioria de mulheres entre seus conselheiros, reforçando o compromisso com a representatividade de gênero na governança do instituto.
A eleição de Andréa Álvares e Daniela de Fiori fortalece o alinhamento do Instituto Ethos com seu propósito de mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerirem seus negócios de forma socialmente responsável, e amplia a capacidade do Conselho de influenciar práticas empresariais mais justas e responsáveis. Com três décadas de atuação profissional, ambas as executivas reúnem experiências sólidas nas agendas de sustentabilidade, equidade e governança.
As conselheiras têm ampla experiência na área corporativa. Andréa tem 30 anos de atuação em grandes empresas de bens de consumo, como Natura, Pepsico e P&G, com grande experiência nos setores de inovação, sustentabilidade e liderança. E Daniela é atualmente a diretora de Relações Corporativas da DIAGEO para a América Latina e Caribe. A executiva também atua há quase três décadas no ambiente corporativo com foco em comunicação, sustentabilidade e na agenda de Diversidade, Equidade e Inclusão, além de reputação corporativa. É fundadora do Movimento Mulheres 360 e foi finalista do Prêmio Cláudia, na categoria Mulheres de Negócio.
Conheça a presidência do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos:

Andréa Álvares – Andréa tem 30 anos de atuação profissional, 27 dos quais em empresas de bens de consumo, incluindo Natura, Pepsico e P&G. Nos últimos 7 anos, ocupou a posição de vice-presidente Global de Marca, Inovação e Sustentabilidade da Natura e liderou os negócios da empresa fora da América Latina. Antes disso, foi diretora geral de Snacks e presidente da Operação de Bebidas da Pepsico no Brasil. Atuou em diversos Conselhos ao longo dos últimos 10 anos, incluindo World Business Council for Sustainable Development, Instituto Ethos, AmCham, GEF – Global Environmental Facility, Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável, Conselho Emérito Capitalismo Consciente, Rede de Mulheres Líderes pela Sustentabilidade do Ministério do Meio Ambiente e foi membro fundadora do Grupo Mulheres do Brasil.
Além disso, recebeu inúmeros reconhecimentos como liderança sustentável pela Plataforma Liderança Sustentável em 2012, 10 Melhores Executivas pelo jornal Valor Econômico em 2013 e 2014, Forbes Most Influential Women in Brazil em 2016, Profissional do Ano Prêmio Atualidade Cosmética em 2019. Em 2022, foi considerada uma das ‘25 Badass Women Shaping Climate Change’ da publicação GreenBiz e entrou para o Hall da Fama de Global Marketers da World Federation of Advertisers (WFA). Também é conselheira do Cradle to Cradle Innovation Institute, da Synergia Consultoria Socioambiental e membro do Conselho Consultivo do Pacto pela Promoção de Equidade Racial. Em 2023, juntou-se ao Conselho de Administração da Globescan e ao Sounding Panel da Shell Brasil, cuja função é orientar a estratégia de transição energética da companhia. Andréa é sócia da Casa do Saber e fundadora da Camomila, desenvolvedora de sistemas regenerativos.

Daniela de Fiori – Diretora de Relações Corporativas da DIAGEO para a América Latina e Caribe, liderando as áreas de Políticas Públicas, Comunicação e ASG. Atua há quase 30 em multinacionais nas áreas de ASG, políticas públicas, comunicação, diversidade e inclusão e reputação corporativa em posições C-Level para o Brasil e América Latina. Economista e pós-graduada em Relações Públicas, com especializações em ESG pela Oxford University e em Liderança pela Northwestern University Kellogg, em Chicago. Fundadora do Movimento Mulheres 360, membro fundadora da Rede de Mulheres Brasileiras pela Sustentabilidade. Finalista do Prêmio Mulher da Revista Cláudia na categoria Mulheres de Negócio.