O segundo dia da COP30 foi marcado pela presença ativa do Instituto Ethos em importantes espaços de diálogo sobre sustentabilidade, integridade e o papel das empresas na transição justa. As discussões reforçaram a necessidade de uma abordagem transversal, que conecte os temas climáticos às dimensões social e ética da responsabilidade corporativa.
A programação contou com a participação do Ethos em quatro painéis estratégicos. No Fórum Planeta Campo – Especial COP30, especialistas e lideranças debateram práticas sustentáveis e os caminhos para uma agropecuária regenerativa, abordando temas como segurança alimentar, rastreabilidade e redução de emissões.
No painel “Responsabilidade Empresarial Além do Clima: conectando as agendas de clima, integridade, meio ambiente e direitos humanos”, o Instituto apresentou o documento Impacta COP30: Além do Clima – Posicionamento e propostas do Instituto Ethos para uma atuação empresarial pela integridade socioambiental. A publicação reúne propostas construídas a partir de diálogos multissetoriais e eventos preparatórios, como a I Semana do Clima da Amazônia e a Conferência Ethos 2025, apresentando um novo paradigma de atuação empresarial orientado pela integridade socioambiental.
O Ethos também marcou presença no painel “Mulheres da Bioeconomia – Financiamento Justo e Empreendedorismo Regenerativo”, que destacou o protagonismo feminino e dos pequenos negócios na construção de soluções econômicas inclusivas e sustentáveis para a Amazônia.
O diretor-adjunto do Instituto Ethos, Felipe Saboya, participou do painel internacional “Geopolitics, ESG and the Guiding Principles of Business”, que reuniu organizações de diferentes países para discutir o papel das empresas em um cenário global em transformação.
“Foi uma oportunidade de discutir com outras organizações que atuam na região qual o impacto da geopolítica atual na agenda ASG e compartilhar nossas estratégias para continuar a mobilizar as empresas para essa agenda”, destacou Saboya, que também apresentou o documento Impacta COP30 e reforçou a importância de tratar o tema de forma transversal.
Com essa atuação, o Instituto Ethos reafirma seu compromisso em levar à COP30 uma visão integrada de sustentabilidade, em que integridade, direitos humanos e governança são indissociáveis dos compromissos climáticos e essenciais para o desenvolvimento de uma economia justa e responsável.









