O Museu do Amanhã, que se encontra em uma região onde aportaram milhares de escravos no Brasil, receberá especialistas e representantes da sociedade civil para refletirem sobre igualdade racial e mercado de trabalho.
Pela primeira vez, no Museu do Amanhã, representantes de grandes empresas discutirão a igualdade racial no mundo corporativo. A iniciativa foi idealizada pelo Instituto Identidades do Brasil (ID_BR) e acontece em 26 de outubro, a partir das 8h30. A abertura será realizada pela ex-modelo, pesquisadora e diretora executiva do ID_BR, Luana Génot, e contará com a gerente de Relações Comunitárias, Laura Taves, e com Milton Guran, que falará sobre o cais do Valongo, patrimônio mundial da humanidade. Os ingressos já estão sendo comercializados e podem ser adquiridos aqui.
“O Museu do Amanhã é um espaço que se propõe a investigar o passado para compreender o presente e imaginar possíveis amanhãs. Estamos localizados em uma região onde desembarcaram milhões de escravos. É preciso refletir sobre o que ainda carregamos. Se, por um lado, a perspectiva cultural dessa herança africana nos proporcionou beleza e riqueza, por outro, é um passado que nos envergonha. Precisamos trabalhar com seriedade para um reconhecimento que ainda não se manifestou em diversas frentes, como as oportunidades no mercado de trabalho”, diz Laura Taves.
Luana Génot explicará aos empresários a importância do selo da instituição, que, na prática, incentiva o debate e a aplicação de ações propositivas nas empresas voltadas para a igualdade racial. Logo depois, será apresentado um passo a passo de como começar a temática internamente, com informações de gestão e de cultura organizacional dadas por Malena Martelli, da Schneider Electric, e Carolina Werneck, da White Martins. A mediação da conversa será feita por Wania Sant`Anna, da Rede Globo.
“A diversidade faz parte da estratégia de negócios da White Martins. Desenvolvemos iniciativas para garantir um ambiente inclusivo e que estimule a igualdade de oportunidades, a inovação e o compartilhamento de diferentes visões de mundo e experiências. Queremos, cada vez mais, fortalecer a cultura de diversidade e inclusão, para que esses valores estejam presentes no dia a dia de todos os funcionários”, analisa Werneck, que é gerente de Comunicação e Sustentabilidade da companhia.
Além disso, Christiane Pinto, do Google, Vanessa Stocco, da Coca-Cola, e Beatriz Azeredo, da Rede Globo, falarão sobre questões identitárias e boas práticas. O último painel contará com a participação de Jorge Abrahão, do Instituto Ethos, e Renato Meirelles, do Locomotiva Instituto de Pesquisa, assim como de Gabriela Valente, do Sistema B. Eles abordarão plano de ação e mediadores de impacto, mediados por Márcia Florêncio, do Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds).
O encontro reunirá representantes de diversas empresas que têm interesse no desenvolvimento socioeconômico da população negra, a qual, apesar de representar mais de 52% da população do Brasil, ainda sofre dificuldades para ingressar e ascender no mercado de trabalho. O ID_BR espera contribuir para a ampliação de negros em cargos de liderança no meio corporativo e o empoderamento da população negra e carente, por meio do engajamento de empresas e da sociedade civil. “Estou cansada de ver o negro discriminado e em funções menores nas empresas, tendo igual ou maior capacidade do que pessoas de outra cor de pele para assumir cargos de liderança. Queremos com o selo Sim à Igualdade Racial, nos tornar referência no Brasil, na luta contra o racismo e pela promoção da igualdade racial”, defende Luana Génot. O evento terá apoio do Brownie do Luiz, que servirá delícias aos convidados.
SERVIÇO
O quê: I Fórum Sim à Igualdade Racial
Quando: 26 de outubro de 2016
Horário: Das 8:30 às 12:30
Onde: No Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro
Ingressos e informações: Acesse https://www.meuingresso.com/1forumsimaigualdaderacial