Ao lado de especialistas, Jorge Abrahão, diretor-presidente do Ethos falará sobre a importância da diversidade para a competitividade dos negócios e os benefícios que traz à sociedade e à economia do Brasil.
Estão abertas as inscrições para a terceira edição do São Paulo Diverso – Fórum de Desenvolvimento Econômico Inclusivo, que acontecerá em 9 de novembro, no auditório Elis Regina do Anhembi, em São Paulo. O evento é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial (SMPIR) e tem o objetivo de estimular o desenvolvimento socioeconômico da população afrodescendente da cidade de São Paulo. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pelo portal São Paulo Diverso.
Neste ano, o tema central será “Legislação e diversidade: como as leis podem fortalecer a inclusão racial no mercado de trabalho”. A programação será composta por cinco mesas que vão discutir a legislação como ferramenta de inclusão social e seu impacto na busca de soluções para o acesso e a ascensão de profissionais negros a oportunidades já existentes no mercado de trabalho formal, estímulos para o setor privado adotar ações afirmativas em sua gestão interna e de fornecedores e medidas para ampliar a oferta de empregos e criação de novos negócios.
A cerimônia de abertura contará com a presença do Prefeito de São Paulo, Fernando Haddad; do Secretário Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Maurício Pestana, do Secretário Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, Arthur Henrique e do Presidente da Fundação Palmares, Erivaldo Oliveira.
“Analisando a questão racial ao redor do mundo, percebe-se que os melhores resultados de combate ao racismo vêm de países que avançaram em sua legislação racial, principalmente na área trabalhista. Por isso, discutir as leis brasileiras é de extrema importância para superar a desigualdade étnica no mercado de trabalho e na sociedade em geral”, afirma o Secretário Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Maurício Pestana.
Ações focadas na inclusão do negro no mundo corporativo
O Fórum São Paulo Diverso – que focou, até agora, a questão do emprego e da ascensão dos negros no mercado de trabalho –, vai dialogar na edição de 2016 sobre as formas objetivas de implementar ações afirmativas com apoio da legislação. Elas podem ser utilizadas para melhorar o desenvolvimento econômico, social e a produtividade no ambiente de trabalho. Algumas organizações já identificaram o caminho e estão viabilizando processos que colocam em prática mecanismos para a contratação de negros e negras.
“Aderir às ações afirmativas, na prática, significa promover um ambiente econômico muito mais saudável e participativo com o envolvimento de todos os setores da sociedade, principalmente aqueles que são mais discriminados”, observa o Secretário Maurício Pestana.
A participação do Ethos
Jorge Abrahão, diretor-presidente do Instituto Ethos, participará de uma mesa às 11 horas, ao lado de Judith Morrison, assessora sênior da Divisão de Gênero e Diversidade do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Lorival Ferreira dos Santos, desembargador-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, e Theo van der Loo, presidente da Bayer no Brasil. Eles vão falar sobre o valor da inclusão social para a iniciativa privada e o poder público.
Um dos temas de maior atuação do Instituto Ethos é a valorização da diversidade, uma vez que está completamente relacionada a fatores como ascensão econômica, diminuição de desigualdades e competitividade nos negócios. Nos últimos tempos, a organização vem dando grande enfoque no recorte racial, afinal, o número de negras e negros ocupando cargos de liderança ainda está bem longe do ideal, considerando que compõem mais da metade da população brasileira.
Com o intuito de mapear e retratar a necessidade de aumentar a presença desse público no mundo corporativo, foram lançadas neste ano duas pesquisas sobre o tema: o Perfil Social, Racial e de Gênero das 500 Maiores Empresas do Brasil e suas Ações Afirmativas, realizada pelo Ethos, com cooperação do BID, e o Perfil Social, Racial e de Gênero dos 200 Principais Fornecedores da Prefeitura de São Paulo, também com colaboração do BID e da Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial de São Paulo.
Foto: Nilton Fukuda/Estadão