Sensível e tocante, a obra leva crianças e adultos a observar o mundo pelo prisma do respeito às diferenças e da amizade como valor absoluto.
Que as árvores são fundamentais para a vida no planeta é um fato inquestionável, e os fatores são inúmeros. Contudo, tem mais: as árvores, com suas belezas e diferenças, também podem nos ensinar um pouco sobre nós mesmos. Mostrar para as crianças e adultos como isso pode ser feito é a proposta do livro A Lição das Árvores (Editora DSOP). Escrita pelo educador italiano Roberto Parmeggiani, com ilustrações do seu conterrâneo Attilio Palumbo, a obra conquistou grande sucesso em seu país de origem. No Brasil, recebeu recentemente o selo “Melhores Livros” da revista Crescer.
Parmeggiani trabalha com crianças e pessoas com deficiência, realizando oficinas e animações em escolas. Administra sessões de formação para professores, assistentes sociais, educadores e pais que têm de lidar com a diversidade e com a deficiência, em particular.
Para ele, o tema central da obra é o “amanhã”: “Trabalho com educação há muitos anos e, com o passar do tempo, me convenci de que um dos temas centrais é o ‘futuro’. Como o imaginamos? O que queremos construir? Quais os nossos sonhos e como pretendemos alcançá-los? Se eu meditar sobre as respostas a essas perguntas, logo penso em crianças e natureza, tanto separadamente quanto na relação entre elas, pois as crianças e a natureza são o futuro da humanidade”.
O livro conversa com o clássico A Árvore Generosa, do norte-americano Shel Silverstein. Brota do mesmo imaginário em que floresceu a fábula de uma árvore que falava com seu melhor amigo, ensinando a ele a generosidade, o desapego e a amizade que nada quer em troca.
Em A Lição das Árvores, o menino Enrico, personagem central, tem sempre uma pergunta pendurada na ponta do pensamento e fala mais do que a boca. Paola, sua colega de classe, não fala, nenhuma palavra, mesmo quando os outros meninos a provocam ou riem dela.
Assim, Enrico conta com a fala do professor Dino, eterno interlocutor da infância, para compreender o que lhe escapa. Recorrendo à natureza, como faziam os antigos filósofos, o professor desperta o olhar do menino para a beleza da diversidade e a riqueza da convivência com o outro, igual ou diferente de nós. Um livro tocante, que encantará adultos e crianças e os levará a olhar o mundo pelo prisma do respeito às diferenças e da amizade como valor absoluto.
SERVIÇO
Título: A Lição das Árvores;
Autores: Roberto Parmeggiani (textos) e Attílio Palumbo (ilustrações);
Editora: DSOP;
Número de páginas: 56;
Preços: R$ 39,90 (impresso) e R$ 19,90 (versão digital).