Natura_Campeoes da Terra_PnumaPrêmio Campeões da Terra (Champions of the Earth) é a maior homenagem ambiental que a ONU pode conferir a indivíduos e organizações de destaque.

Maior multinacional brasileira de cosméticos e pioneira em produção sustentável, a Natura é uma das vencedoras do Prêmio Campeões da Terra (Champions of the Earth Award) 2015, da Organização das Nações Unidas (ONU), na categoria “Visão Empresarial”.

Ao atribuir o prêmio à Natura, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) reconheceu o compromisso da empresa em colocar a sustentabilidade no coração de sua estratégia de negócios, o que apoia a agenda para o Desenvolvimento Sustentável 2030 da ONU.

Achim Steiner, diretor executivo do Pnuma, diz: “O modelo de negócios da Natura é um exemplo brilhante de como a sustentabilidade e o empreendedorismo andam lado a lado. O trabalho da companhia para ter cadeias de fornecimento verdes, reduzir sua pegada de carbono e apoiar comunidades locais demonstra não só um compromisso admirável com o meio ambiente, mas também afirma o potencial de uma economia verde inclusiva”.

Para Steiner, “o sucesso da Natura é uma inspiração e modelo para empresas de toda parte. Eles mostraram que padrões de consumo e produção sustentáveis não só são possíveis como beneficiam tanto a empresa como a comunidade”.

A Natura administra uma empresa inovadora e ecológica que inclui operações em seis países da América Latina e na França, além da marca australiana Aesop, adquirida em 2013, com presença nos cinco continentes. A empresa emprega um modelo de produção sustentável baseado no fornecimento responsável de ingredientes naturais e trabalho com comunidades locais, para incentivar a inovação ecológica em todo o ciclo de vida de um produto.

“Estar entre os reconhecidos como Campeões da Terra nos inspira ainda mais a ampliar o potencial de nossa empresa de gerar impacto positivo na sociedade e no meio-ambiente”, diz Roberto Lima, diretor-presidente da Natura. “Buscamos uma agenda de desenvolvimento sustentável que vá além do comportamento empresarial e que esteja inserida de fato em nosso modelo de negócios.”

A Natura é uma empresa carbono neutro desde 2007, com esforços intensos para minimizar sua pegada de carbono em todas as etapas de produção e para compensar suas emissões de CO2. Esse processo ajudou a acender a inovação ecológica, influenciando as tecnologias, o design e as fórmulas desenvolvidas pela empresa.

A fabricante prioriza materiais reciclados e recicláveis em suas embalagens, analisando o impacto ambiental do ciclo de vida do produto. Um exemplo de como a Natura transforma desafios socioambientais em novas oportunidades de negócios foi o lançamento, em 2014, dos refis das fragrâncias da linha Ekos Frescores, cem por cento feitos de PET reciclado pós-consumo, gerando 72% menos emissões de gases de efeito estufa. Com esse lançamento, a Natura se tornou a primeira grande marca de cosméticos a usar esse tipo de material em perfumaria.

Com o Programa Amazônia, lançado em 2011, a Natura busca fomentar a criação de negócios sustentáveis na região amazônica, impulsionando o desenvolvimento de uma economia de floresta em pé. A empresa lançou, este ano, uma linha de produtos que usa um novo ativo amazônico, a ucuuba. Antes derrubada para exploração madeireira, a árvore em pé passou a render três vezes mais ao ano para as comunidades locais com o manejo sustentável para fornecer cosméticos à Natura.

O modelo da Natura traz benefícios substanciais a ecossistemas e comunidades tradicionais, bem como aos seus acionistas. A distribuição de riquezas para as comunidades fornecedoras da empresa somou R$ 8,9 milhões em 2014.

No fim do ano passado, a Natura se tornou a primeira companhia aberta a receber a certificação Benefit Corporation (B Corp), que destacou seus altos padrões de responsabilidade ambiental e social. Em 2014 a Natura também apresentou uma série de diretrizes estratégicas para garantir que todos os seus negócios criem um impacto positivo em cada dimensão de suas atividades em 2050, além de estabelecer ambições e compromissos que devem ser atingidos em 2020.

Regina Cavini, do Pnuma, e Roberto Lima, da NaturaCampeões da Terra

O Prêmio Campeões da Terra é a maior homenagem ambiental que a ONU pode conferir a indivíduos e organizações de destaque. Entre os premiados anteriormente, estão desde líderes de nações até ativistas – todos visionários cujas lideranças e ações levam o mundo ainda mais próximo de suas aspirações de sustentabilidade ambiental e de uma vida digna para todos. Até agora, o Prêmio Campeões da Terra reconheceu 67 laureados em categorias de política, ciência, negócios e sociedade civil.

Em 2015, o prêmio busca apoiar o Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), ao ilustrar, por meio dos exemplos dos laureados, que a transição para modelos de economia de baixo carbono e eficiência de recursos inclusivos e sustentáveis não só é possível, mas já está em progresso.

Além da Natura, os outros vencedores anunciados até agora são a The National Geographic Society (“Ciência e Inovação”) e a South Africa’s Black Mamba Anti-Poaching Unit (“Inspiração e Ação”). Os outros laureados serão revelados ao longo do mês de setembro. O prêmio será entregue no encerramento da conferência Sustainable Development Goals, no próximo dia 27 de setembro, em Nova York.

Na foto, Regina Cavini, oficial de Programas do Pnuma no Brasil, e Roberto Lima, diretor-presidente da Natura.

Fonte: Natura