Cerca de 63% dos compromissos firmados pelas 14 empresas que compõem o Fórum foram definitivamente implementados e 33% estão em andamento

Foi lançada na última terça-feira, 11 de novembro de 2014, a publicação Fórum Clima: Balanço de Ações – 2014, produzida pelo Instituto Ethos com apoio do Instituto Friedrich Naumann (IFN) e que traz detalhado os resultados de compromissos voluntários para mudanças climáticas, firmados pelas 14 empresas que compõem o Fórum.

Esta é a segunda publicação de balanço do Fórum Clima – a primeira foi lançada em 2012 – e conta, em seu início, com Carta Aberta ao Brasil sobre mudança climática, expondo a visão do grupo sobre os desafios que a humanidade enfrenta com a alteração do clima e propondo um desenvolvimento baseado numa economia de baixo carbono, redução do desmatamento em 80% até 2020 – segundo o Plano Nacional de Mudanças Climáticas – e principalmente, convocando governo, empresas e sociedade civil a assumir tais compromissos.

Em seguida são discutidas as ações realizadas pelo Fórum Clima, bem como sua divulgação, metodologia e monitoramento das ações.

Os resultados são apresentados seguindo uma metodologia de monitoramento que divide as ações das empresas em cinco dimensões: Comunicação, Governança, Gestão de Emissões, Cadeia de Valor e Responsabilidade Compartilhada. Para cada um desses quesitos, era atribuída uma nota entre 1 e 1,9 para ações não implementadas; 2 e 2,9 para em implementação; e 2,9 e 3 para o que já efetivamente foi implementado.

A dimensão com maior nota alcançada foi cadeia de valor, que atingiu 2,8. A média do ano foi de 2,7. Dessa forma, o estudo concluiu que 62,9% dos compromissos foram implementadas; 32,9% estão em implementação; e apenas 4,3% ainda não foram implementadas. Em todos os resultados foram percebidos avanços de pelo menos 0,2 pontos se comparados ao estudo de 2012. Apenas o quesito comunicação permaneceu estável, com 2,6 nos dois anos do monitoramento.

Por fim, Alcoa, Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa, CBMM, CPFL Energia, CSN, Natura, OAS, Odebreacht, Polimix, Samarco, Santander, Vale e Walmart tiveram um espaço para expor suas práticas e divulgar índices, dados e gráficos sobre os avanços da empresa nas questões de emissões de carbono, reflorestamento, consumo de energia e outros.