Coca-Cola Brasil compartilha expertise em programa de aprendizagem na Conferência Ethos no Rio
Lançada em 2016 a Rede de Empresas pela Aprendizagem e Erradicação do Trabalho Infantil aposta na promoção da aprendizagem para combater o trabalho infantil. “Esse projeto trata-se de uma aliança para incentivar a adoção de boas práticas e o planejamento de estratégias voltadas para a erradicação do trabalho infantil e a promoção da aprendizagem profissional”, explicou Marina Ferro, gerente executiva de práticas empresariais e políticas públicas do Instituto Ethos, que moderou o painel: A rede de empresas pela aprendizagem e erradicação do trabalho infantil, durante a segunda edição da Conferência Ethos 360º no Rio de Janeiro.
Para Marcelo Bentes, coordenador institucional do Programa Aprendiz Legal da Fundação Roberto Marinho falta oportunidade aos jovens. “O erro atual da política pública é não ouvir e abrir portas para os jovens.”
Em consonância com o entendimento de Bentes, o coordenador do programa Cidadania dos Adolescentes do fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil, Mário Volpi, acredita que “é necessário criar uma norma social que valorize o indivíduo para possibilitar sua inserção na sociedade.”
Um exemplo de atuação nesta agenda no escopo do setor privado é o projeto adotado pela Coca-Cola Brasil. “O novo olhar da política do jovem aprendiz na Coca-Cola Brasil é buscarmos a inclusão majoritária de negros e mulheres no mercado de trabalho”, apresentou Pedro Massa, diretor de sustentabilidade e valor compartilhado da Coca-Cola Brasil.
Crislaine Barbosa, do Coletivo Coca-Cola, há cinco anos na empresa, após ter sido contratada como aprendiz por meio do projeto Coletivo Jovem falou sobre a importância do apoio e investimento em aprendizagem. “O processo de aprendizagem é um norte, a definição inicial do que você busca como meta de vida dentro do mercado profissional.”
Saiba mais sobre a Rede de Empresas pela Aprendizagem e Erradicação do Trabalho Infantil aqui.
Foto: Thais Berlinsky