Pequenas e médias empresas são grandes responsáveis pelo desenvolvimento econômico do Brasil. Como elas podem crescer, ser sustentáveis e ainda se destacar e inovar?
André Lahóz, diretor editorial da revista Exame, Claudinei Martins, diretor comercial e de Marketing do Grupo Kyly, Heloisa Montis, sócia da área de Consultoria Empresarial e especialista em Estratégia e Inovação da Deloitte, e Paulo Nigro, presidente do Aché Laboratórios, participaram de uma mesa na Conferência Ethos 360° e falaram da necessidade de ter a inovação como a linha condutora na criação de novos produtos, processos e na gestão. Sem ela, é impossível desenvolver um planejamento longevo e sustentável.
Os dois empresários da mesa contaram histórias vividas no Aché e nas confecções Kyly. Martins falou disse que é preciso haver um planejamento com base nos ciclos econômicos e contou que a empresa está investindo, neste momento, na ampliação da capacidade produtiva para quando o país sair da recessão e voltar à fase de expansão.
Já Paulo Nigro afirmou que o segredo de qualquer companhia é ter um propósito para o negócio, e não apenas um bom produto. Além disso, contou que faz um exercício diário de se perguntar como fará para ser líder do segmento tendo como concorrentes gigantes farmacêuticas globais.
Constatou-se que a sociedade não enxerga ainda a importância desse setor, que emprega mais da metade da população brasileira. Outro ponto destacado foi o fato de que a inovação deve ser compartilhada entre os players, porque isso barateia pesquisa e desenvolvimento e faz o mercado e a sociedade progredirem rapidamente, além de gerar lucro e desenvolvimento empresarial.
Por Maíra Teixeira, para o Instituto Ethos.
Foto: Clovis Fabiano/Fernando Manuel/Adilson Lopes