Mais uma Oficina Introdutória dos Indicadores Ethos ocorreu em São Paulo, reunindo empresas, sociedade civil e consultorias para aprimorar a gestão da sustentabilidade no cotidiano corporativo.

Na última quinta-feira (13), o Instituto Ethos ofereceu em seu escritório, em São Paulo, a Oficina Introdutória dos Indicadores Ethos. O encontro, que acontece bimestralmente e é gratuito, reuniu representantes de empresas, organizações da sociedade civil e consultorias em um espaço participativo e de troca de experiências, no qual foram feitos exercícios práticos e dinâmicas.

Na ocasião, apresentou-se a metodologia de aplicação da ferramenta e, além disso, o grupo discutiu a importância de as organizações medirem seu desempenho na gestão da sustentabilidade. Os Indicadores Ethos traduzem conceitos da sustentabilidade em práticas, o que facilita o entendimento de questões socioambientais e a aplicabilidade no contexto corporativo. Por proporcionar relatórios e tornar mapeamentos mais precisos, também oferece caminhos a quem deseja se alinhar aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

“É muito gratificante realizar as oficinas sobre os indicadores por poder construi-los junto com representantes da iniciativa privada e de consultorias. O compartilhamento de informações gera aprendizados e conexões, e faz com que seja simples aplicar a ferramenta. Em poucas horas de reunião, os participantes conseguem compreender como nossos indicadores podem ajudar no ambiente de trabalho. Vê-los entusiasmados no final do dia dá sentido aos nossos esforços”, revela Juliana Soares, coordenadora de Projetos do Instituto Ethos.

 

Por Rejane Romano, do Instituto Ethos.