José Ugaz aproveitou palestra sobre a corrupção para destacar o posicionamento do órgão
Na manhã da última quinta-feira (1), durante a abertura da Conferência Ethos, no Rio de Janeiro, José Ugaz, presidente da Transparência Internacional (TI), pediu que o presidente da República, Michel Temer, renuncie. “Em nome da Comunidade Internacional e da Transparência Internacional eu peço que o presidente Temer reconsidere e renuncie”, declarou o presidente da TI sendo aplaudido pelo público presente.
Ugaz ainda completou dizendo que: “Um presidente com este questionamento (referindo-se as delações da JBS) não está em condições de liderar. Precisamos renovar a classe política. Este é o momento da renovação”, ressaltou Ugaz. Foi o primeiro pronunciamento público do órgão, que tinha publicado um posicionamento, mas aproveitou a participação na Conferência para uma declaração pessoal.
Na mesa de abertura da segunda edição da Conferência Ethos no Rio de Janeiro também participaram o diretor presidente do Instituto Ethos, Caio Magri, o empresário Paulo Nigro, através de um vídeo, e o cientista político Sérgio Abranches.
A programação do evento, que teve início às 9 horas e foi encerrado depois das 19h30, incluiu uma vasta gama de assuntos relacionados às agendas que o Ethos se debruça, como: meio ambiente, direitos humanos, integridade e gestão sustentável.
Sobre a Conferência Ethos
Calcada na temática da sustentabilidade, a primeira edição em 1999 foi um marco para as realizações anuais deste que hoje é considerado o maior evento da América Latina com este perfil. Desde 2016 a Conferência Ethos, no formato 360º, que possibilita maior interatividade com o público, passou a acontecer na capital fluminense e como novidade para 2017 será ainda realizada em Belém, no mês de outubro. Em São Paulo, a Conferência Ethos 360º acontece nos dias 26 e 27 de setembro.
Por Rejane Romano, do Instituto Ethos
Foto: Thais Berlinsky