A Rede cresceu 18% em número de participantes, alcançando 657 signatários, dos quais 414 empresas e 243 organizações sem fins lucrativos.      

O ano de 2014 representou um ponto de virada para uma das maiores redes locais do Pacto Global das Nações Unidas entre mais de 140 países. Nesse ano, a Rede Brasileira do Pacto Global deu início à implementação do seu plano estratégico para o período de 2014-2016 e aprofundou relacionamento e parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) no Brasil, que abriga a iniciativa no país desde 2011.

A Rede cresceu 18% em número de participantes, alcançando 657 signatários – sendo 58% empresas (414) e 42% organizações sem fins lucrativos (243). Em comparação com 2013, houve um aumento no número de empresas que reportaram a Comunicação de Progresso (COP) no nível “Avançado”, parcela que saltou de 2% para 16%.

As atividades promovidas pela Rede Brasileira do Pacto Global em temas de sustentabilidade social, ambiental e de governança ética alcançaram um público médio de 1.600 pessoas. Como indicativo da consolidação da Rede em atuar como facilitador do diálogo entre a ONU e o setor privado no Brasil, oito agências e programas das Nações Unidas participaram da realização dessas atividades. Essa parceria é norteada, em grande parte, pela plataforma Arquitetos de um Mundo Melhor, que a Rede lançou no país em 2013, com apoio do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e da Global Reporting Initiative (GRI).

Em 2014, a Rede Brasileira organizou também duas consultas públicas: Princípios Empresariais para Alimentos e Agricultura, com a participação do escritório do Pacto Global da ONU e da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO); e o Diálogo sobre Meios de Implementação da Agenda Pós-2015 – Engajamento com o Setor Privado, realizado mundialmente pelo Pacto Global. Ambas as consultas reuniram cerca de 150 participantes de alto nível de empresas, de governos e da academia.

Saiba mais no Relatório de Atividades 2014 da Rede Brasileira do Pacto Global.

Fonte: Rede Brasileira do Pacto Global da ONU