Foco na aprendizagem será a tônica das ações da iniciativa do Ethos em parceria com a OIT e MTE

No próximo dia 23 de março, o Instituto Ethos e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), com apoio do Ministério do Trabalho, Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e Fundação Roberto Marinho realizam reunião da Rede de Empresas pela Aprendizagem e Erradicação do Trabalho Infantil, no Auditório Olavo Setúbal, na capital paulista, com o objetivo de ampliar e mobilizar empresas para esta agenda.

Lançada em dezembro de 2016 este será o primeiro encontro da Rede que possui atualmente mais de 10 empresas signatárias. Além das empresas que já adeririam à Rede, são esperadas outras companhias que venham a se sensibilizar para também integrarem este projeto.

Outro destaque deste encontro será a divulgação da agenda de atividades da Rede para o ano de 2017. Quem participa desta iniciativa se compromete a desenvolver políticas e práticas internas, e ainda apoiar ações coletivas com o intuito de promover e avançar nesta agenda. No mais, o grupo compartilha e difunde os projetos em torno do tema, fomentando assim a construção de uma cultura empresarial socialmente responsável e a capacitação profissional de jovens como foco na aprendizagem, como destaca a representante do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Taís Arruti, no vídeo sobre a Rede e o atual cenário do trabalho infantil no Brasil.

Maria Claudia Falcão, coordenadora do Programa Internacional para Eliminação do Trabalho Infantil (IPEC), da Organização Internacional do Trabalho (OIT), ressaltou que a Rede tem um papel de acelerar o combate ao trabalho infantil e que “ao incentivar o cumprimento da lei da aprendizagem, a Rede não objetiva incentivar a entrada antecipada de adolescentes no mercado de trabalho, mas sim garantir ao adolescente que trabalha oportunidades, nas quais seus direitos sejam garantidos, incluindo o direito à aprendizagem”.

“As empresas têm que perceber a inclusão de jovens aprendizes como um ganho. Ao investirem na formação profissional  este jovem pode ser incorporado no quadro de funcionários posteriormente”, conclui Caio Magri, diretor-presidente do Instituto Ethos.


Tome nota:
Reunião da Rede de Empresas pela Aprendizagem e Erradicação do Trabalho Infantil, dia 23 de março, no Auditório Olavo Setúbal, localizado na Rua Tabapuã, 469, no bairro do Itaim Bibi, a partir das 10h.

Para participar e obter mais informações ligue para (11) 3897-2452 ou envie e-mail para: [email protected]

Por Rejane Romano, do Instituto Ethos