Discussão foi realizada em reunião do GT Empresas e Direitos Humanos
O GT Empresas e Direitos Humanos do Ethos realizou seu último encontro no 10 de maio e contou com as seguintes discussões
- Oficina Rede de Empresas pela Aprendizagem e Erradicação do Trabalho Infantil
- Indicadores de monitoramento da Carta Empresarial pelos Direitos Humanos
- Apresentação Indicadores Ethos-REIS para inclusão de pessoa com deficiência
Na primeira parte do encontro, os participantes discutiram a carta compromisso e as regras para adesão à Rede de Empresas pela Aprendizagem e Erradicação do Trabalho Infantil, em especial na diferenciação das empresas compromissadas (aquelas que não cumprem os pré-requisitos para fazer parte da Rede, mas que demonstram esforços para se adequarem às condições necessárias para ingressar). O objetivo da dinâmica foi de alinhar as propostas para as empresas compromissadas (que ainda não são signatárias) com a realidade e possibilidades de realização e também de levar em consideração as necessidades da sociedade quando o tema é a aprendizagem. A criação da categoria “empresas compromissadas” foi uma demanda dos presentes na ocasião do lançamento da rede.
Entre os pontos apresentados como possibilidades nas discussões estão: a permanência da empresa pelo prazo máximo de 1 ano com o status de “compromissada”; o apoio das empresas signatárias da rede para o desenvolvimento de ações para que essas empresas alcancem os requisitos para ingresso na rede e a elaboração de um mapa de riscos e oportunidades para visualizar o impacto das ações de uma ação dentro da cadeia de valor.
Em seguida, Ana Lúcia Melo, Gerente Executiva de Gestão para Desenvolvimento Sustentável do Instituto Ethos, apresentou os Indicadores Ethos-REIS para a inclusão da pessoa com deficiência, guia temático dos Indicadores Ethos que está em construção. A iniciativa surge como uma forma de melhorar as práticas de inclusão de pessoas com deficiência nas empresas e será desenvolvida em parceria com a Rede Empresarial de Inclusão Social (REIS).
A última pauta do encontro trouxe a proposta de acompanhar os objetivos firmados pelas empresas signatárias do Grupo de Trabalho Empresas e Direitos Humanos através de Guias Temáticos dos Indicadores Ethos. A ideia não é utilizar todos os indicadores relativos à área de direitos humanos, mas de elaborar um específico para o GT, a partir de indicadores já existentes. Os presentes na reunião se mostraram favoráveis à ideia.
Os próximos encontros relativos à área de Direitos Humanos podem ser encontrados aqui.
Para conhecer outros realizados pelo Ethos na área de Direitos Humanos, clique aqui.
Por Bianca Cesário, do Instituto Ethos
Foto: Geraldo Magela – Agência Senado