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Carrefour retorna ao quadro associativo do Instituto Ethos

Conselho Deliberativo tomou a decisão com ressalvas e partir do monitoramento de compromissos assumidos

No dia 08 de dezembro de 2020, o Conselho Deliberativo (CD) do Instituto Ethos decidiu suspender, por seis meses, o Carrefour Brasil do quadro associativo do Instituto após processo de análise das respostas da empresa a respeito do caso de agressão e morte de João Alberto Silveira Freitas, por dois seguranças terceirizados de uma unidade da empresa no Rio Grande do Sul.

O Ethos condicionou o retorno da empresa para o quadro associativo ao diálogo a respeito do aprimoramento das medidas que poderá adotar; ao cumprimento e à manutenção dos compromissos publicamente assumidos; e à avaliação do progresso nos resultados apresentados durante esse período.

Assim, o Ethos acompanhou as ações realizadas referentes ao caso, de modo a monitorar os compromissos assumidos pela empresa, com base em princípios de diálogo e transparência.

Seguindo os procedimentos estabelecidos no Código de Conduta, após o término do período de suspensão, iniciamos novamente o processo de avaliação, que envolveu diálogos com equipe e lideranças da empresa; análise de informações enviadas; avaliação pela Comissão Interna de Ética com recomendações para o Comitê de Ética do CD; avaliação por esse Comitê e submissão de parecer para decisão do Conselho Deliberativo do Ethos.

Diante disso, o Conselho Deliberativo decidiu pela readmissão voluntária do Carrefour Brasil ao quadro de empresas associadas do Ethos. O CD entendeu que as ações já realizadas e os compromissos assumidos pela empresa tocam em questões estruturais importantes da agenda de Diversidade e Direitos Humanos e cumprem os pontos abordados em diálogos com o Ethos desde o início desse processo.

A readmissão foi decidida com ressalvas e a partir de monitoramento, com compromissos sendo propostos à empresa, de maneira que suas ações gerem maior impacto nessa agenda:

  1. Tornar os compromissos assumidos no Brasil em referencias para políticas globais da corporação.
  2. Promover maior transparência das ações e compromissos, principalmente integrando o hotsite “Nós não vamos esquecer” ao site principal da empresa.
  3. Manter um amplo, legítimo e contínuo diálogo com organizações do movimento negro, com prioridade às organizações de Porto Alegre e do estado do Rio Grande do Sul.
  4. Revisitar a governança em consonância com a mudança cultural necessária em direção a uma maior diversidade na empresa, avançando nas novas diretrizes orientadas pelo Comitê Externo de Livre Expressão sobre a Diversidade e Inclusão.
  5. Implementar, monitorar e reportar os compromissos assumidos no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

A empresa assumiu esses compromissos, que serão monitorados pelo Ethos na relação associativa.

O Instituto Ethos seguirá em diálogo com a empresa e organizações da sociedade civil com o objetivo de cumprir a missão de contribuir para que mudanças estruturais possam ocorrer, não somente na empresa, mas também no setor de varejo, no mercado e na sociedade.

Foto: Pexels

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