O Instituto - Posicionamentos

Compartilhar

Conselho Deliberativo do Instituto Ethos suspende Carrefour Brasil do quadro associativo

Ofício enviado ao presidente da companhia inclui uma série de recomendações

O Conselho Deliberativo do Instituto Ethos decidiu suspender o Carrefour Brasil do quadro associativo da organização após processo de análise das respostas da empresa ao caso de agressão e morte de João Alberto Silveira Freitas, por dois seguranças terceirizados de uma unidade da empresa no Rio Grande do Sul.

Seguindo os procedimentos estabelecidos no Código de Conduta do Ethos, que se aplica a todas as empresas associadas ao Instituto, o processo envolveu: (i) envio de ofício ao presidente da companhia, estabelecendo prazos para que a empresa apresentasse seu posicionamento, como entende sua responsabilidade frente ao fato, e os processos e ferramentas para prevenir e coibir casos dessa natureza; (ii) avaliação pela Comissão Interna de Ética e lista de recomendações para o Comitê de Ética; (iii) avaliação pelo Comitê de Ética e submissão de parecer para decisão do Conselho Deliberativo do instituto.

Com a consolidação das recomendações e do parecer, o Conselho Deliberativo do Instituto se reuniu para avaliar o caso e decidiu por suspender o Carrefour Brasil, condicionando seu retorno ao quadro associativo do Instituto Ethos ao diálogo a respeito do aprimoramento das medidas que poderá adotar; ao cumprimento e à manutenção dos compromissos publicamente assumidos; e à avaliação do progresso nos resultados apresentados durante esse período.

No ofício enviado ao Carrefour Brasil, o Instituto Ethos fez uma série de recomendações:

  • É preciso que a companhia se comprometa, de forma consistente, com um plano de reparação à família;
  • Faz-se necessário que a empresa apresente prazos, para que o Instituto e a sociedade possam compreender a dimensão do compromisso de longo prazo;
  • As ações de internalização dos serviços de segurança são bem-vindas e devem ser, mesmo durante o piloto, ampliadas para outros estados, considerando o quão estruturais são o racismo e a violência no país. Além disso, é preciso que a empresa se comprometa com um modelo de segurança que vise proteger a integridade e o bem-estar das pessoas;
  • Faz-se necessário que a empresa seja transparente com relação ao investimento que fará nos próximos anos para desenvolver essas ações. Com essa informação, o Instituto e a sociedade poderão compreender a extensão do que será desenvolvido;
  • Será importante que a empresa proponha um termo de compromissos que possa ser assinado e monitorado pelo Ministério Público.

Sobre a Suspensão

A suspensão do quadro associativo implica na interrupção da participação do Carrefour Brasil nas atividades do Instituto Ethos destinadas às empresas associadas e/ou patrocinadoras institucionais. Durante esse período, o Carrefour Brasil fica suspenso de realizar a contribuição associativa e o patrocínio a projetos e eventos e, consequentemente, as contrapartidas e benefícios decorrentes desse vínculo institucional, como aplicação de marca em peças de comunicação, participação de fóruns e instâncias como o Conselho Orientador e grupos de trabalho, entre outros.

Será feito acompanhamento pela Comissão Interna de Ética do Instituto Ethos, que monitorará e reportará, mensalmente, os desdobramentos dos compromissos assumidos pelo Carrefour Brasil. Em seis meses, a condição da empresa será reavaliada no mesmo processo, envolvendo a Comissão Interna de Ética, o Comitê de Ética e o Conselho Deliberativo.

Foto: Unsplash

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.