Data: 04/12 
Horário: 9h às 18h 
Local: Dilogia, Casa da diversidade R. Conselheiro Carrão, 546 – Bela Vista
Carga horária total: 7h30

Objetivo: Apresentar o panorama do assédio no Brasil com base em pesquisas atuais; discutir as responsabilidades legais e éticas de empresas e colaboradores diante de situações de assédio e discriminação; e capacitar os participantes para lidar adequadamente com denúncias, promovendo um ambiente de trabalho mais seguro, respeitoso e inclusivo.

Público-alvo: Gestores, profissionais de Compliance, ASG, Recursos Humanos e interessados nesses temas.

Metodologia: O workshop será conduzido de forma expositiva e participativa, combinando apresentação de conteúdos com estudos de caso, simulações práticas e análise de legislações pertinentes. A proposta é promover a aplicação dos conceitos teóricos à realidade organizacional. Os participantes serão incentivados a refletir sobre situações reais, compartilhar experiências e construir soluções colaborativas para os desafios relacionados ao assédio e à discriminação no ambiente de trabalho.

Módulo 1 – Conceitos e Definições – 3h (9h às 12h)

1. Conceitos e Definições

• Assédio, preconceito, agressões e discriminação – Afinal qual a diferença?
• Elementos caracterizadores.

2. Compreendendo o assédio

• Contexto histórico e social do assédio no trabalho.
• Ambientes e fatores que favorecem o assédio.
3. Tipologias de assédio
• Formas, tipos e Contextos;
• Exemplos específicos de assédio – Grupos mais vulneráveis.

4. Como identificar situações de assédio
• Sinais de alerta no comportamento da vítima
• Diferença entre conflito pontual e assédio
• Exemplos de condutas que caracterizam assédio
• Como diferenciar críticas construtivas de assédio

5 . Impactos do assédio
• Danos psicológicos
• Danos físicos
• Danos sociais
• Danos profissionais
• Impactos institucionais

6. Estatísticas sobre a prevalência do assédio no trabalho
• Grupos mais vulneráveis
• Dados de pesquisas nacionais e internacionais
• Subnotificação e o ciclo do silêncio

7. Efeitos do assédio na produtividade e ambiente de trabalho
• Redução da criatividade e produtividade
• Aumento de erros e acidentes
• Degradação do ambiente de trabalho
• Prejuízo à imagem institucional

8. Exemplos de comportamentos que constituem assédio

Sobre o facilitador Thiago Veloso

Thiago Veloso é Diretor Jurídico, Compliance e Privacidade de Dados, com 18 anos de experiência no mundo corporativo, atuando em posições estratégicas nas áreas jurídica, de integridade corporativa e governança. Possui sólida atuação como Professor e Especialista em Integridade Corporativa, Ética e Inteligência Artificial aplicada aos negócios, Investigações Internas Corporativas, Gerenciamento de Crise e Reputação Corporativa. É Mestre em Gestão Estratégica de Negócios pela Fundação Instituto de Administração (FIA-SP), Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), e possui diversas pós-graduações nas áreas de Direito Societário (PUC-SP), Direito Tributário (Faculdade Milton Campos-MG), Relações de Comércio Internacional (PUC-MG). Thiago também possui certificações internacionais em Contratos Internacionais pela Hague Academy of International Law, e Arbitragem Internacional pela London School of Economics and Political Science. É certificado como DPO – Data Protection Officer, além da formação em Gerenciamento de Crise e Reputação Corporativa pelo Insper-SP e IDESP-SP. Além de formação em Investigações Internas Corporativas (CPIIC). Atualmente, é estudante de Neurociência e Comportamento Humano pela Faculdade do Hospital Israelita Albert Einstein.

Módulo 2 – Medidas de Prevenção e Ação – 2h30 (13h30 às 16h)

• Mapa do assédio no Brasil
• Responsabilidade das empresas
• Assédio moral
• Assédio sexual
• Discriminação no ambiente de trabalho e legislações relevantes
• Boas práticas em investigações internas

Sobre as facilitadoras

Fernanda Bidlovsky, sócia do escritório Maeda, Ayres e Sarubbi Advogados, atua nas áreas de Compliance e Anticorrupção e possui extensa experiência na condução de investigações internas de alta complexidade com reporte para autoridades brasileiras e dos Estados Unidos, assessoramento em casos de violações à legislação anticorrupção, avaliação e melhorias de programas de integridade, incluindo mapeamento de riscos, avaliação de políticas e desenvolvimento de medidas de aprimoramento ao programa, bem como elaboração e condução de treinamentos de compliance. Formada em 2004 pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), é mestre em Direito (LL.M) pela University of Buffalo, nos Estados Unidos. Entre 2012 e 2014, trabalhou nos Estados Unidos com a área de compliance de empresa multinacional do setor de equipamentos médicos. É advogada licenciada no Brasil (2005) e em Nova Iorque (2013). Foi reconhecia pela Chambers and Partners, Latin Lawyer, Best Lawyers e Global Investigations Review como uma das “100 Mulheres em Investigações” no mundo.

Aline Meyer, Advogada Sênior do escritório Maeda, Ayres e Sarubbi Advogados, atua com assuntos relacionados a compliance e anticorrupção desde 2013. Entre 2013 e 2015, atuou no Departamento de Compliance de uma empresa multinacional do setor energético. Desde então, participou de investigações internas de alta complexidade com reportes para autoridades brasileiras e Comitês Especiais e Independentes e assessoramento em medidas de remediação e mitigação de riscos. Sua atuação também compreende assistência em casos de violação da legislação anticorrupção brasileira e do U.S. Foreign Corrupt Practices Act (FCPA), due diligence de terceiros, treinamentos, risk assessment, revisão e implementação de programas de compliance, além de elaboração e revisão de políticas internas e códigos de conduta. Formada em 2007 pela Universidade Federal de Ouro Preto e pós-graduada em Gestão de Riscos de Fraudes e Compliance pela Fundação Instituto de Administração (FIA) em 2015.

04/12/2025 – Módulo 3 – Papel do Homem no combate ao assédio – 2h (16h as 18h)

• Introdução ao Papel do Homem no Combate ao Assédio
• Compreendendo as Relações de Poder e Privilégio Masculino
• Reflexão Crítica sobre Comportamentos e Atitudes (vieses inconscientes)
• Políticas e Práticas Organizacionais
• Estudos de Caso e Discussões em Grupo
• Compromisso Pessoal e Ação Coletiva

CONDIÇÕES (POLÍTICA) DO EVENTO: Os cursos e workshops oferecidos pelo Instituto Ethos seguem as diretrizes e regras estabelecidas a seguir, em nossa política de cursos.

INSCRIÇÃO: A inscrição não garante a realização do curso, que depende de um número mínimo de 15 inscritos para sua viabilidade. O Instituto Ethos irá informar no e-mail de validação o status de inscrição e de viabilidade do curso.

INFORMAÇÕES GERAIS: O valor da inscrição inclui material didático e certificado.

VAGAS LIMITADAS: As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de inscrição. Caso não haja um número mínimo de inscritos que viabilize a realização do curso, o Instituto Ethos se reserva o direito de adiar sua realização ou cancelá-lo.

ADIAMENTO OU CANCELAMENTO: O Instituto Ethos tem o prazo máximo de 1 (um) dia antes da data de realização do curso para comunicar à pessoa inscrita validada (via e-mail e/ou telefone) o adiamento/cancelamento do curso. Em caso de adiamento, e inscrite deve comunicar sua decisão sobre participar ou não do curso na nova data proposta pelo e-mail [email protected] em até 2 dias (contando a partir da data em que o adiamento foi comunicado). Inscrito tem o prazo máximo de 10 (dez) dias antes da data de realização do curso para comunicar pelo e-mail [email protected] o adiamento/cancelamento de sua participação no curso.

SUBSTITUIÇÕES OU TRANSFERÊNCIAS DE PARTICIPANTES NOS CURSOS: A substituição ou transferência entre participante de uma mesma empresa será permitida até 5 (cinco) dias antes da realização do curso e a solicitação deverá ser feita por escrito para [email protected].