NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS CONFERÊNCIA ETHOS

Análise de dados em prol do combate ao trabalho escravo

Conferência Ethos: como o estudo de dados pode ajudar no combate ao trabalho escravo

25/08/2022

Compartilhar

Nos últimos 25 anos, mais de 53 mil pessoas foram resgatadas de trabalho forçado no Brasil. O número é resultado de uma forte política pública de combate ao trabalho forçado que se tornou referência internacional e impulsionou o amadurecimento da discussão sobre o tema em outros países. Como a utilização de dados georreferenciados pode auxiliar nesse processo? Esse será um dos diálogos presentes na Conferência Ethos dessa semana, no canal do Instituto Ethos no YouTube.

Também está previsto para a programação da semana a iniciativa da Anglo American que visa o reaproveitamento da escória de ferroníquel na pavimentação de asfalto, em Barro Alto, Goiás. O projeto foi desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Confira a programação da semana:

23/08/2022 – 15h00: Anglo American oferece: reuso de resíduos da indústria – uso da escória de ferroníquel para produção de asfalto 

 Neste painel, Talles Ulhoa, coordenador de estudos e projetos ambientais da Anglo American, fala sobre um projeto inovador de reaproveitamento da escória de ferroníquel – um resíduo proveniente do processo de produção do ferroníquel e que não possui elementos nocivos ao meio ambiente e às pessoas.

Participante:

Talles Ulhoa, coordenador de Estudos e Projetos Ambientais da Anglo American

25/08/2022 – 15h00: Importância de dados georreferenciados no combate ao trabalho escravo

 Esse painel tem por objetivo apresentar as possibilidades de monitoramento de regiões de alta vulnerabilidade a partir do cruzamento de dados sociais (IDH, desemprego, escolaridade, etc.) e dados específicos sobre trabalho análogo ao escravo que possibilitem a identificação de regiões (hotspots) que estejam mais vulneráveis ao problema, assim como perfis que possam ajudar a identificar potenciais vítimas dessa exploração (egressos, municípios de destino ou origem).

Participantes:

Danilo Martins, coordenador metodológico do Índice de Vulnerabilidade do Instituto do Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo (InPACTO);

Mércia Silva, diretora-executiva do Instituto do Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo (InPACTO).

Acompanhe a Conferência Ethos

Consulte a programação da Conferência no site oficial e acompanhe os painéis ao vivo e gravados no canal do Instituto Ethos no YouTube.

 

Por: Lucas Costa Souza, do Instituto Ethos

Foto: Pexels

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.