NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

CONFERÊNCIA ETHOS

Circularidade real dos materiais será debatida na Conferência Ethos

26/10/2020

Compartilhar

Painel abordará o compromisso das empresas com o meio ambiente

 

Como a sociedade civil, o poder público e outras organizações privadas podem contribuir com o meio ambiente através circularidade de embalagens? Esse é o mote do painel que será exibido ao vivo, a partir das 17h20, na Conferência Ethos desta quinta-feira, dia 29 de outubro, no canal do Ethos no YouTube.

Ball oferece: a circularidade real dos materiais e como as empresas têm comunicado seus compromissos com o meio ambiente é a atividade que contará com a participação de Estevão Braga, Head de Sustentabilidade da Ball Embalagens para Bebidas América do Sul e Fe Cortez, ativista ambiental, palestrante, pensadora da Nova Era, e idealizadora do Menos 1 Lixo.

O painel trará o debate sobre o que é a circularidade real das embalagens diante do cenário de consumo inconsciente que vivemos no Brasil. Em 2019, o país atingiu a marca de 79 milhões de toneladas de lixo geradas, reforçando essa tendência de consumo desenfreado. No que diz respeito aos processos de produção de embalagens, cabe às empresas comprometidas com a sustentabilidade viabilizar que os materiais retornem para a cadeia produtiva. Para tanto, questões como o ciclo da embalagem, deve ser considerado. De acordo com uma pesquisa da Nielsen,  66% dos consumidores estão dispostos a pagar mais caro por produtos de organizações que tenham uma real preocupação ambiental.

A Braskem é pioneira na produção de Polietileno e EVA de origens renováveis, resinas produzidas a partir da cana-de-açúcar, e definiu uma meta ambiciosa em 2018 referente à Economia Circular: todas as embalagens de plástico fabricadas com produtos da Braskem serão reutilizadas, recicladas ou recuperadas até 2040. A empresa tem um compromisso com a criação de um ciclo de produção sustentável, desde a matéria-prima até o descarte.

Sobre os palestrantes

Estevão Braga, atualmente como Head de Sustentabilidade da Ball Embalagens para Bebidas América do Sul é responsável pela estratégia de sustentabilidade da companhia na região, visando aprimorar a pegada de sustentabilidade dos produtos para clientes e sociedade. Engenheiro Florestal de formação, atua há mais de 20 anos em sustentabilidade, tendo trabalhado no terceiro setor em entidades como Imaflora e WWF.

Fe Cortez, idealizadora do Menos 1 Lixo, um Movimento e Negócio de Impacto que promove a educação ambiental, está escrevendo seu primeiro livro, um ensaio sobre como viver de forma regenerativa na Nova Era a partir de uma visão sistêmica que questiona nosso status quo e propõe alternativas para que possamos coletivamente evoluir e solucionar os desafios ambientais que nosso estilo de vida nos apresenta. A ativista ambiental é também conselheira do Greenpeace e defensora da iniciativa Mares Limpos, pela ONU Meio Ambiente, no Brasil. Foi colunista do caderno Ela, no Jornal O Globo e atualmente, é colunista da Revista Glamour.

Saiba mais sobre a Conferência Ethos 2020 em: www.conferenciaethos.org

 

Foto: Pexels

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.