NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

CONFERÊNCIA ETHOS

Compromisso das empresas em não demitir integra programação da 2ª semana da Conferência Ethos

Representantes de signatárias do movimento Não Demita! participarão do diálogo

06/07/2020

Compartilhar

Pela primeira vez na história, o nível de ocupação entre março e abril ficou abaixo de 50%, ou seja, mais pessoas estavam sem trabalho do que trabalhando em todo o Brasil, segundo a PNAD-Covid do IBGE. O que isso nos diz sobre o compromisso e o desafio das empresas em não demitir?

O debate sobre a necessidade da eficiência das redes de proteção social e de políticas de emprego estão ganhando cada vez mais projeção. A pandemia de Covid-19, provoca mudanças no debate econômico e altera a ênfase dada ao mercado. O valor do trabalho passa a ser ressignificado, sobretudo quando os diferentes atores sociais são analisados sob a perspectiva de como são afetados de forma desigual.

A avaliação é de que no pós-pandemia, o mundo será mais desigual e o setor privado poderá reafirmar a responsabilidade social e buscar alternativas para a garantia dos empregos. “Mesmo no atual cenário, o compromisso das empresas em não demitir ou, em última instância, no caso de ter que desligar colaboradores, que esses não sejam mulheres e negros, é muito importante para não romper acordos anteriormente firmados e políticas de ação afirmativa”, explica Caio Magri, diretor-presidente do Instituto Ethos.

A atividade, “Não demitir – um compromisso e um desafio”, que irá contar com Daniel Castanho, presidente do Conselho de Administração e um dos fundadores da Ânima Educação, vai dialogar sobre essas questões, nesta quinta-feira (9), a partir das 17h10, pelo canal do Ethos no YouTube.

Sobre o movimento Não Demita!

Tanto a Ânima Educação, quanto o Itaú Unibanco integram o movimento Não Demita!, assinado por mais de 4 mil empresas, que de acordo com o site da iniciativa garantiu mais de 2 milhões de empregos, impactando 8 milhões de pessoas.

Um total de 15 empresas associadas ao Instituto Ethos, realizador da Conferência Ethos, fazem parte do grupo de idealizadoras do Não Demita! Caio Magri, diretor-presidente do Ethos ressalta que “a participação das associadas encabeçando a ação atesta a evolução das boas práticas empresariais e o compromisso com a responsabilidade social”.

A Conferência Ethos acontece todas as quintas-feiras, de julho a dezembro, no canal do Ethos no YouTube.

Por: Rejane Romano, do Instituto Ethos

Foto: Unsplash

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.