NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

CONFERÊNCIA ETHOS

Conferência Ethos 2020 chega ao último dia

Reflexões sobre inclusão racial nas empresas, desigualdades, democracia e direitos encerram ciclo de diálogos

15/12/2020

Compartilhar

Com um número total de 23 semanas, a Conferência Ethos 2020 encerrará o ciclo de diálogos online nesta quinta-feira, 17 de dezembro, com transmissão ao vivo através do canal do Ethos no YouTube.

Assim como aconteceu em outros momentos, desde o dia 2 de julho quando teve início, o evento irá se debruçar em promover reflexões e análises a respeito de importantes temas, seja para o âmbito empresarial ou no contexto que abrange a sociedade como um todo.

O Selo Igualdade Racial será apresentado e o painel de encerramento irá avaliar, de forma global, as desigualdades, num cenário de fragilização da democracia e quanto ao acesso a direitos.

Veja abaixo os objetivos dos dois últimos painéis da Conferência Ethos 2020:

15h20 – Selo de Igualdade racial – mudanças tímidas no mercado de trabalho e processos institucionais de inclusão

O objetivo do painel é apresentar o Selo de Igualdade Racial e a narrativa por trás de sua criação, contexto, legislações e a importância de se ter um instrumento de reconhecimento de boas práticas como esse no cenário que vivemos. Além de trazer a data de lançamento, como será o desenvolvimento deste selo, as expectativas e o modo de atuação em 2021. É importante frisar que o selo vai ser contextualizado com o cenário empresarial, ainda de extrema desigualdade em um cenário que não condiz com a população brasileira, que tem a maioria de pessoas negras.

17h20 – Desigualdades, democracia e direitos

O objetivo do painel é promover o diálogo sobre o fortalecimento da democracia e os desafios da agenda de combate às desigualdades e aspectos concretos que possam atrair a atenção da sociedade e de sua mobilização para o tema. A desigualdade na América Latina é muito alta e se agravou com a pandemia implicando em um problema tanto para o crescimento econômico, quanto para a luta contra a pobreza. É importante que o painel aborde também as correlações entre as desigualdades e a natureza da crise das democracias contemporâneas, com o populismo de perfil autoritário que busca enfraquecer instituições críticas como o judiciário, colegiados participativos e a imprensa, entre outros. Como a crise, que poderá se prolongar em precariedade de trabalho, desigualdade social e inúmeras violações de direitos humanos e à vida, poderá ser enfrentada no século XXI?

Por: Rejane Romano, do Instituto Ethos

Foto: Pexels

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.