NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS INSTITUCIONAL

Conferência Ethos aborda aspectos econômicos à luz da interseccionalidade

Painéis desta semana destacam o tema de interseccionalidade

15/06/2021

Compartilhar

É ponto pacífico que a pandemia afetou estruturas elementares da sociedade, contudo, os especialistas convergem ao afirmar que determinados grupos sofreram mais impactos sociais do que outros. A Conferência Ethos desta semana abordará aspectos econômicos à luz da interseccionalidade. O conteúdo pode ser acompanhado pelo canal do Ethos no YouTube.

A quarta semana da Conferência Ethos segue a todo vapor e, para iniciar, nesta terça-feira (15), Catherine Weetman, professora universitária e fundadora da Rethink Solutions, discutirá a respeito da economia circular e estratégias de reocupação pós-pandemia. A professora universitária explicará como a economia circular sofreu com a pandemia da Covid-19 e como estratégias de recuperação transformadoras podem dar destaque e urgência a políticas de investimento circular.

Ainda neste dia, Sirma Bilge, professora catedrática no departamento de Sociologia da Universidade de Montréal, abordará como a interseccionalidade pode ajudar a pensar novos futuros. Consciência política, geracional e resistência às opressões, serão pontos observados neste diálogo, que promove a importância da análise interseccional como pesquisa e práxis para a transformação do status quo.

A discussão continua na quinta-feira

Na quinta-feira (17), a Conferência é aberta pelas falas de Andressa Borba, diretora de Desenvolvimento Responsável & Comunicação Corporativa, e André Borges, head de Sustentabilidade no iFood dentro da área de ESG. O bate-papo tem como objetivo destacar a importância da adaptação de atitudes imediatas para manter as operações das empresas, levando em consideração a pandemia e a redução de impactos ambientais.

Após a abertura, retornaremos ao tema da interseccionalidade e suas práticas para a transformação social e ambiental. A conversa conta com a participação da Daniela Rosendo, coordenadora pedagógica da pós-graduação em Direitos Fundamentais e Políticas Públicas, e Márcia Lima, professora do departamento de Sociologia da FFLCH-USP, com o intuito promover um olhar de prática metodológica e fortalecimento de iniciativas de justiça social e ambiental.

E, para finalizar esta semana, Cesar Nascimento, fundador e conselheiro da Integrare,  falará sobre afroempreendedorismo e cadeias de valor inclusivas, abordando o caso Integrare e seus desafios. Cesar comentará como a pandemia vem afetando os afroempreendedores e a necessidade do setor privado olhar para compromissos de raça e gênero.

Acompanhe a Conferência Ethos

Você pode consultar toda a programação da Conferência através do site oficial ou do canal Instituto Ethos no YouTube.

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.