CURSO

Compartilhar

Curso | Formação em Integridade

Data: 14/09/2021

Horário: das 10h às 13h

Local: Online e ao vivo, via webconferência na plataforma Zoom Meetings

Carga horária total: 24 horas

Vagas limitadas, 50% de desconto para estudantes, certificado de realização ao final do workshop

Inscreva-se

O que você vai aprender?

São notórios os custos políticos, sociais e econômicos que a corrupção acarreta. Ela distorce a competitividade, estabelecendo formas de concorrência desleal e deteriora os mecanismos de livre mercado, o que gera insegurança no meio empresarial, afugenta novos investimentos, encarece produtos e serviços e destrói a ética nos negócios. 

A corrupção compromete o desenvolvimento sustentável do mercado e afasta qualquer possibilidade de lucratividade no longo prazo. Uma realidade que precisa ser combatida e que, para isso, depende do esforço conjunto e contínuo de todos, em especial das empresas, que têm papel fundamental na promoção da integridade. 

No Brasil, a regulamentação da lei 12.846 /13, conhecida como Lei Anticorrupção, despertou maior preocupação das empresas com a responsabilização objetiva administrativa e civil das pessoas jurídicas quando da prática de atos lesivos cometidos em seu interesse ou benefício. 

Nesse sentido, estabelecer medidas, arranjos institucionais, gerenciamento, controle e regulamentações com o objetivo de promover a transparência e a redução do risco de atitudes que violam princípios de integridade, se torna cada vez mais necessário, tanto para o gerenciamento de riscos, como no aprimoramento da governança corporativa e na eficiência de processos e custos. 

Como você vai aprender?

Aulas síncronas de 3 horas: exposições, estudos de caso, reflexões individuais e em grupos e diálogos com o (a) professor (a) a partir de provocações e leitura de textos.

Qual o resultado?

– Você entenderá a importância de uma cultura organizacional transparente e bem estabelecida para a sustentabilidade de empresas nos moldes atuais.

– Você conhecerá estudos de caso que mostram como esse conhecimento está sendo aplicado atualmente.

– Você trocará experiências e desenvolverá novos aprendizados com profissionais do mercado.

– Você entenderá como aplicar seus conhecimentos na prática e como fazer uma transição entre o modelo vigente na sua empresa para um modelo mais sustentável e de acordo com as demandas do mercado. 

A quem se destina?

Profissionais que atuem ou tenham interesse em atuar no compliance corporativo. 

Programa

14/09 e 15/09 | Módulo I – Organização do Sistema de Integridade

  • Legislação aplicável: introdução; breve panorama histórico e definições; pilares de um Programa de Integridade; principais leis que regulamentam o tema (FCPA/UK Bribery Act, Lei Anticorrupção Brasileira, LGPD, entre outras); e estudo de caso.
  • Estruturação do programa: introdução; perfil da empresa, riscos e quantidade de controles; independência do sistema de compliance; orçamento e recursos; ferramentas de avaliação dos sistemas de integridade (Guia Temático Ethos), Pró-Ética e outras certificações, como a ISO 37001 e a futura NBR ISO 37301: Sistema de Gestão de Compliance; comunicação e treinamento; e estudo de caso. 

16/09 e 17/09 | Módulo II – Gestão de Riscos e Códigos de Conduta 

  • Gestão de riscos e código de conduta – avaliação de riscos: introdução; conceitos sobre riscos, impacto e probabilidade; risco residual; metodologia de análise de riscos; riscos e conduta sob o impacto da LGPD e do teletrabalho em razão da pandemia; estudo de caso.
  • Código de Conduta, regras, procedimentos e normas: introdução; modelos de políticas e códigos de conduta; elaboração de políticas; e estudo de caso. 

28/09, 29/09, 30/09 e 01/10 | Módulo III – Gestão de Integridade

  • Canais de denúncia, investigações, medidas disciplinares? introdução; conceitos sobre canais de denúncia, processos de investigações, comitês disciplinares. O impacto da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) nos canais de denúncia, investigações e medidas disciplinares. Estudo de caso.
  • Gestão de terceiros: legislação aplicável. Objetivos, funções, definições, critérios, categorias da gestão e verificação de terceiros. Processo de pesquisa independente. Visitas in loco. Programas de educação e desenvolvimento de fornecedores, clientes ou parceiros de negócio.  Elaboração de um processo de verificação de terceiros. O impacto da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) na gestão de terceiros.
  • Comunicação e treinamento: introdução; relevância da comunicação de compliance e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Construção da estratégia de comunicação e engajamento. Definição de públicos-alvo internos e externos. Pilares de treinamento de compliance e LGPD. Estudo de caso. 
  • Gerenciamento de crises: introdução. Conceito de gerenciamento de crises de natureza de compliance e vazamento de dados – Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Simulação. Estudo de caso. 

Facilitadores

Dilma Pimentel

 

Doutora em Engenharia Civil, mestre em Sistema Integrado de Gestão pela UFF, especialista em Gestão Sustentável, Gestão Estratégica e Educação. Bióloga pela Universidade Santa Úrsula. 

Atua como consultora nas áreas de Gestão Integrada, Sustentabilidade e Responsabilidade Social, em especial na implementação de sistemas de gestão QSMSRS e elaboração de programas de integridade e planejamento estratégico sustentável. 

Currículo Lattes 

 

 

 

 

Fábio Risério

 

Graduado em Relações Públicas pela FAAC/Unesp, com especialização em Comunicação Empresarial pela ECA/USP, MBA em Gestão de Sustentabilidade pela FEA/USP e especialização em Inteligência de Mercado pela FIA/USP. 

Certified Compliance Officer pela Legal, Ethics & Compliance. Professor das disciplinas de Negócios e Organizações Sustentáveis pelo Programa de Especialização de Gestão em Negócios, pelo Programa de Especialização em Gestão de Negócios SEST/SENAT e pelo Programa de Especialização em Gestão de Negócios Imobiliários da FDC. Leciona também as disciplinas de Ética Empresarial e Compliance pela FIA e pela PUC Campinas/SP, e facilita diversos cursos de integridade pelo Instituto ARC e pelo Instituto Ethos. 

Profissional com 20 anos de experiência na área de integridade e sustentabilidade em organizações como ONU, Petrobras, Grupo Promon, Usiminas, Nova Engevix, Alphaville Urbanismo, Câmara Brasileira da Indústria da Construção/CBIC, entre outras. Em 2016, passou a atuar como sócio-diretor da consultoria Além das Palavras: Negócios Éticos e Sustentáveis.

Investimento

R$ 3.518 

Participação via CPF ou CNPJ

Formas de pagamento: boleto bancário, transferência bancária ou cartão de crédito via PagSeguro

50% de desconto para estudantes

Consulte benefícios para empresas associadas

CERTIFICADO

Será disponibilizado certificado eletrônico de participação no curso aos alunos que obtiverem frequência mínima de 90% da carga horária total. Os certificados serão enviados por e-mail aos participantes em formato eletrônico (PDF).

Em caso de dúvidas, entre em contato: [email protected]

Inscreva-se

Saiba Mais

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.