CURSO

Compartilhar

Curso | Gestão ASG (ESG)

Data: 09/05/2023

Horário: das 9h às 12h

Local: Online e ao vivo, via webconferência na plataforma Zoom Meetings

Carga horária total: 21 horas

Certificado de realização ao final do workshop, condições especiais para associadas, 50% de desconto para estudantes

Inscreva-se

Resultados em ASG (ESG) tem enorme potencial de transformar a sociedade, e gestões sustentáveis são cada vez mais vistas como essenciais pelo mercado e stakeholders: dos investidores aos consumidores. Sua empresa está pronta para se desenvolver com base nesses critérios e assim, alavancar seus negócios e se diferenciar perante o olhar atento do mercado?

Como dar o primeiro passo? 

Neste momento em que a sobrevivência das organizações é desafiada por múltiplas crises – ambiental, ética e social – parece ser um consenso que a atividade empresarial em todo o mundo passa, entre outros, por uma gestão voltada para a sustentabilidade. Os critérios de avaliação de sustentabilidade (ou ESG, sigla em inglês, para ambiental, social e governança) tem avançado em repercussão e em práticas no mundo empresarial nacional e internacionalmente. No setor financeiro, a inclusão de práticas ASG (ESG) nas decisões de investimentos e na concepção de produtos financeiros virou realidade. Os investidores estão muito sensibilizados para a correlação de risco e desempenho socioambiental, e seguem a agenda do mainstream, que avança para um consenso de que resultados em ASG (ESG), têm grande potencial de transformação e renovação. Consumidores, movimentos civis organizados e sociedade como um todo exigem cada vez mais uma postura empresarial voltada para manutenção dos valores da vida em sociedade.

Para quem é? 

O curso é abrangente e profissionais e gestores das mais diversas áreas que queiram entender a abrangência do conceito de sustentabilidade empresarial e critérios de avaliação ASG (ESG) para serem incorporados em seus processos de negócio podem e devem participar.

Recomendamos o curso também para: 

  • Consultores, gestores públicos e legisladores; 
  • Profissionais de todos os setores, incluindo governo e associações de classe (como a Confederação Nacional da Indústria e Sistema S); 
  • Profissionais da área de responsabilidade social e sustentabilidade, ou que almejam uma transição de carreira para essas áreas.

Dinâmica do curso: 

O curso será dividido em 7 aulas síncronas de 3h/cada, abrangendo momentos expositivos, estudos de caso, reflexões individuais e em grupos e diálogos com as facilitadoras  a partir de provocações e leitura de textos, oferecendo um panorama sobre sustentabilidade empresarial e capacitando as pessoas para implementarem planos de gestão sustentável em suas organizações. 

Haverá um intervalo de 10 minutos durante as aulas. 

Ao participar do nosso curso, você…

  • Entenderá como a tendência da gestão ASG (ESG) se comporta no mercado corporativo nacional e internacional.
  • Conhecerá mais sobre o contexto e fatores que dizem respeito à uma gestão voltada para a sustentabilidade e quais são as temáticas que rondam essa tendência e fazem parte dela, mesmo que indiretamente.
  • Descobrirá mais profundamente os três pilares ASG (ESG): Ambiental, Social e Governança.
  • Compreenderá como a gestão ASG (ESG) se comporta frente ao mercado de stakeholders.

Além de transformar a sua visão sobre essa temática e os rumos da gestão da sua empresa ou organização, você desenvolverá habilidades atrativas para o mercado corporativo e fará parte dessa tendência mundial.

Programa

09/05 | Aula 1: Contexto e tendências

10/05 | Aula 2: Aspectos ASG (ESG) e comunicação

11/05 | Aula 3: Destrinchando os aspectos de ASG (ESG): Social

12/05 | Aula 4: Destrinchando os aspectos de ASG (ESG): Ambiental 

17/05 | Aula 5: Finanças sustentáveis

18/05 | Aula 6: Investimento ASG (ESG) 

19/05 | Aula 7: ASG (ESG) na prática 

Quem te conduzirá nessa jornada:

Mariana Kohler Pereira

Fundadora e Diretora da Em Roda, consultoria especializada em gestão estratégica para a sustentabilidade e integração de parâmetros ESG nos processos de negócios e estratégias empresariais. É graduada em Administração de Empresas e Mestre em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ. Trabalha a vinte e dois anos com os temas de Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa, e vem acompanhando de perto a evolução deste campo de atuação no Brasil e no mundo.

Atua também como professora e facilitadora convidada em cursos de pós-graduação e de curta duração em sustentabilidade e ESG. Nesta vertente, destaca-se pela atuação nos MBAs da UFRJ, nos cursos de curta duração Gestão Integrada ESG  e Diversidade e Inclusão na Prática das Organizações, MBA ESG Management oferecidos pela  Escola de Negócios da Puc-Rio.

Andréia Marques

Economista, bacharel em direito e doutora em Desenvolvimento Econômico pela Unicamp e TU Delft (Holanda), com MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral e em Gestão do Terceiro Setor pela Faccamp. Foi executiva da área financeira em bancos como Nacional, BCN, Santander e Bankboston. Desde o ano 2000, atua como profissional da área de sustentabilidade em grandes empresas e ONGs como CPFL Energia, Medley Farmacêutica e BP Biocombustíveis, além do CDI Campinas. Hoje, sua consultoria própria, a Amarques & Associados, realiza projetos nas áreas de gestão ASG e engajamento de stakeholders, construção de projetos de desenvolvimento local, análise de riscos socioambientais, capacitação de conselhos locais e certificações sociais. Andréia também é conselheira de organizações não governamentais e mentora para temas socioambientais da Baita Aceleradora de Startups em Campinas.

Investimento

R$3.722,00 

Formas de pagamento

O pagamento poderá ser feito por boleto bancário, transferência bancária, além de  cartão de crédito através da PagSeguro. Cada participante receberá a confirmação da inscrição por e-mail logo após a comprovação do pagamento.

50% de desconto para estudantes.

Benefícios para associadas Ethos 

Categoria Institucional

20 vagas em cursos: inscrição gratuita para 20 colaboradores nos cursos, workshops e/ou eventos de 2023, levando em consideração a quantidade total de cursos, workshops e/ou eventos oferecidos pelo Instituto Ethos. 

Desconto de 75% para demais participantes.   

Categoria Vivência 

17 vagas em cursos: inscrição gratuita para 17 colaboradores nos cursos, workshops e/ou eventos de 2023, levando em consideração a quantidade total de cursos, workshops e eventos oferecidos pelo Instituto Ethos.

Desconto de 75% para demais participantes.   

Categoria Essencial

10 vagas em cursos: inscrição gratuita para 10 colaboradores nos cursos, workshops e/ou eventos de 2023, levando em consideração a quantidade total de cursos, workshops e eventos oferecidos pelo Instituto Ethos.

Desconto de 25% para demais participantes.   

Categoria Conexão

Desconto de 15% para todos os participantes. Não possui inscrição gratuita para colaboradores.

*Consulte condições: [email protected]

Certificado

Será disponibilizado certificado eletrônico de participação aos alunos que obtiverem frequência mínima de 90% da carga horária total.
Os certificados serão enviados por e-mail aos participantes em formato eletrônico (PDF).

Condições (política) do evento

Os cursos e workshops oferecidos pelo Instituto Ethos seguem as diretrizes e regras estabelecidas na política de cursos. Consulte condições. 

Em caso de dúvidas, entre em contato: [email protected] 

Inscreva-se

Saiba Mais

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.