NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS INTEGRIDADE

Encontro do Litoral Transparente celebra 6 anos da Lei de Acesso à Informação

11/05/2018

Compartilhar

Evento também destaca avanços da agenda de governo aberto no litoral do Paraná

O próximo dia 16 de maio vai marcar o aniversário de seis anos da Lei de Acesso à Informação no Brasil. Para celebrar a data e refletir sobre seus próprios esforços na construção de uma cultura de governo aberto na gestão pública, seis municípios do litoral paranaense vão realizar o Encontro Litoral Transparente.

O evento será no Centro de Capacitação de Professores de Pontal do Paraná e também contará com a presença dos prefeitos e representantes das prefeituras de Antonina, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná. Os seis municípios estão, desde fevereiro, construindo o Programa Litoral Transparente em parceria com a Escola de Políticas Públicas (EPP) e o Instituto Ethos.

As ações do programa pretendem tornar os municípios referência na formação de servidores públicos para a efetivação da agenda de governo aberto e integridade pública. Com pouco mais de quatro meses de projeto, o Litoral Transparente já capacitou mais de 90 servidores no eixo transparência e realizou a avaliação da transparência municipal nos seis participantes, com a aplicação dos indicadores Cidade Transparente.

Além dos participantes das formações e dos prefeitos de cada um dos municípios envolvidos, o Encontro tem presença confirmada de representante do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), órgão do Governo Federal responsável pela defesa do patrimônio público, transparência e combate à corrupção, bem como pela Parceria para Governo Aberto (OGP), do qual o Brasil é membro.

“A presença da CGU é o reconhecimento de que a iniciativa está chamando atenção. Receber um órgão federal que lida diariamente com ética e integridade na administração pública nos faz perceber que os esforços coletivos do Litoral Transparente têm muita relevância e servirão de modelo para outras cidades”, afirma Ricardo Sudario, diretor da EPP.

“A Lei de Acesso à Informação representa um importante avanço para a nossa democracia e o exercício da cidadania, permitindo uma qualificação do diálogo com a gestão pública e um controle social mais efetivo, colaborando com a qualidade e abrangência dos serviços e gastos públicos. É nesse sentido que os municípios do litoral paranaense vêm trabalhando para aprimorar sua transparência“, destaca Caio Magri, Diretor Presidente do Instituto Ethos.

 

Por Rejane Romano, do Instituto Ethos

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.