NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS DIREITOS HUMANOS

Ethos apoia 4ª Marcha do Orgulho Trans de S. Paulo

Evento online acontece nos dias 04, 11, 18 e 25 de junho

26/05/2021

Compartilhar

A 4ª Marcha do Orgulho Trans de São Paulo, que esse ano ganha versão online, acontece nos dias 04, 11, 18 e 25, todas as sextas-feiras de junho, a partir das 19h, no canal da SSEXBBOX, do YouTube. Com o tema “Banheiros Inclusivos”, a edição busca problematizar o quanto esses ambientes são violentos e hostis para a população trans, e conscientizar as pessoas. “Quando as pessoas voltarem a ocupar o mundo e os espaços, quanto esses espaços podem ser receptivos e inclusivos para quem? Que mundo as pessoas trans vão encontrar?”, indaga Pri Bertucci, pessoa trans não binaria, idealizadore da marcha trans, CEO da [DIVERSITY BBOX] consultoria especializada em diversidade e equidade; e fundadore do Instituto [SSEX BBOX], que comemora 10 anos esse ano e é responsável pela curadoria e realização do evento

Com base numa pesquisa prévia, feita pelo Instituto [SSEX BBOX] em parceria com a Rede Brasil do Pacto Global da ONU, que mapeia as violências sofridas nos banheiros, o evento desse ano traz a problemática e a solução para as instituições e espaços onde o índice de violência contra pessoas Trans é mais alto. Ambientes como: shoppings centers, líder disparado, seguido de baladas, restaurantes, academias, museus, cinemas, empresas, entre outros. A pesquisa segue em curso e pode ser respondida no site da Marcha.

“Cada pessoa deve utilizar o banheiro conforme seu gênero e não conforme o seu corpo/genital. Mas a realidade do preconceito vem do problema que a maioria das pessoas não aprendeu ainda a separar corpo de identidade. O que existe é uma falta de compreensão generalizada sobre as existências Trans, e isso pode complicar as coisas”, complementa Pri Bertucci.

Ainda sobre as violências sofridas pelas pessoas Trans nesses espaços, alguns depoimentos colhidos na fase beta da pesquisa, Bruno relata “Geralmente quando ocorre, as pessoas lançam olhares discriminatórios, o que faz eu me sentir deslocado e com vergonha. Para evitar isso, eu geralmente fico encarando o banheiro a espera de que ele esteja totalmente vazio e ao entrar me apresso para não me encontrar com a próxima pessoa que for utilizar”.

Com o objetivo de diminuir as agressões, sejam elas físicas, verbais ou emocionais, a campanha “Banheiros Inclusivos” idealizada pelo instituto [SSEX BBOX], Rede Brasil do Pacto Global da ONU e a [DIVERSITY BBOX], consultoria especializada para a equidade social e à fomentação da diversidade em corporações e instituições, através de programas de conscientização, treinamento e sensibilização para comunicação, foi criada. Nela, as empresas e instituições, após mentoria da [DIVERSITY BBOX], baixam e sinalizam seus banheiros com a placa “Banheiro Inclusivo”, com os logos da Rede Brasil do Pacto Global da ONU e da consultoria, atestando adesão à campanha e assim, resultando em um ambiente saudável para todes e seguro para pessoas Trans. A placa, baixada no site https://orgulhotrans.com.br/ ainda pode ser adequada aos padrões estéticos das empresas, desde que façam menção a campanha.

“Uma pesquisa de 2016 do National Center for Transgender Equality dos Estados Unidos apontou que 60% das pessoas trans evitavam usar banheiros públicos por medo de assédio ou agressões. Apesar de ser um dado americano, sabemos que o Brasil é o país que mais mata pessoas Trans no mundo. A adoção de banheiros inclusivos no trabalho pode aumentar a segurança deste grupo tão vulnerável em nosso país. Além disso, uma pesquisa da revista Behavioral Public Policy da Cambridge University Press aponta outros benefícios de banheiros inclusivo e de gênero neutro: redução de espera para quem precisa usá-los e até mesmo redução de custos de construção e manutenção por parte das empresas. Precisamos discutir este tema ainda tão cheio de tabus e desinformação em nosso país”, diz Carlo Pereira, Diretor executivo do Rede Brasil do Pacto Global da ONU (fontes: https://bityli.com/wCQHv, https://bityli.com/imIvB, https://bityli.com/AdJcU).

“A solução é bastante simples, em teoria e na prática: é só incluir uma nova sinalização para que todes possam usar o banheiro que corresponda a quem são, independentemente de estarem fazendo uma transição de gênero. Quando voltarmos desse isolamento social, queremos encontrar ambientes mais inclusivos. Aproveitem esse tempo para adequar os espaços com uma simples ação; é só fazer o download das placas e sinalizações inclusivas no site do orgulho trans“, finaliza Pri Bertucci.

 

4 de junho

Para a edição de 2021, a Marcha idealizou uma programação plural, abordando diversas pautas. Serão seis #TRANSTALKS, sendo o primeiro, no dia 04 de junho, com o tema #BANHEIRO INCLUSIVO em parceria com Livres e Iguais da ONU Brasil e Rede Brasil do Pacto Global da ONU. Entre os convidades, participam Erika Hilton, Vereadora mais votada do Brasil e ativista dos Direitos Humanos, Carlo Pereira, Diretor executivo do Rede Brasil do Pacto Global da ONU, Leonardo Peçanha, Mestre em Ciências da Atividade Física (PGCAF-UNIVERSO), especialista em Gênero e Sexualidade (IMS/UERJ), Angela Pires Terto, Assessora de Direitos Humanos na ONU Brasil – Acnudh / Livres E Iguais, a mediação é de Pri Bertucci, fundadore da Marcha do Orgulho Trans e do Instituto [SSEX BBOX].

 

11 de junho

O segundo #TRANSTALKS acontece no dia 11 de junho, com o tema “iiiiiiiih É DRAG E POLÍTICA” Mediado por Cidão Furacão, Fundadore da Mostra Internacional Drag King Queer, o bate-papo entre Clebão Pantanal, Mano Light e todes trans e Drag King Queers, abordará questões como: O que é gênero? O que é ser homem, mulher e não binário? Você sabe as diferenças de Drag e Trans? O objetivo é discutir sobre os conceitos de identidade de gênero, expressão de gênero e papel de gênero. A programação do dia ainda inclui a exibição de um trecho da série [SSEX BBOX].

Alguns convidades da 4ª Marcha Trans de São Paulo

18 de junho

No dia 18 de junho acontecem o terceiro e quarto #TRANSTALKS, o primeiro falando sobre O FUTURO DO TRABALHO: Com a patrocinadora oficial do evento, a Salesforce, maior empresa de tecnologia do mundo e a Out & Equal, maior instituição LGBTQIA+ dos Estados Unidos. No encontro, os convidades C.V VIVERITO, Diretore Associado de Iniciativas Globais da Out & Equal Workplace Advocates, Jaqueline Gomes de Jesus, Professora de Psicologia do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Luana Gimenez, Recrutadora Sênior com foco em Diversidade, grupo Salesforce, e Pri Bertucci. O grupo propõe uma reflexão sobre a força de trabalho do futuro, que quer trabalhar para organizações que fomente o pensamento inovador, desenvolva suas habilidades, e que dê uma contribuição positiva para a sociedade. Sendo um primeiro passo, colaborar para um mercado de trabalho mais diverso e inclusivo, gerando oportunidades de emprego para os grupos minorizados, incluindo pessoas trans. E o segundo, às 20h30, tratando sobre a IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO INCLUSIVA, com Pri Bertucci e Debora Gepp, Socióloga e certificada pela Stanford University no LGBTQ Executive Leadership Program.

 

25 de junho

Fechando a rodada dos #TRANSTALKS, no dia 25 de junho, são realizados o quinto e o sexto, às 19h30 e 20h30, respectivamente. Um encontro discutirá EMPREENDEDORISMO TRANS e o outro propõem UM OLHAR PRA INCONSTITUCIONALIDADE – PL 504, na sequência. No encontro sobre empreendedorismo participam, Fernanda Kawani, Ativista Trans e Cofundadora da loja virtual Translúdida e Pri Bertucci, Fundadore da Marcha do Orgulho Trans e do Instituto [SSEX BBOX].

O último encontro, aborda o Projeto de Lei 504, de 2020, que teve tramitação na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, mobilizou o país, despertou interesse e chamou a atenção do mercado publicitário. Em razão dele, diversas agências de publicidade e propaganda, entidades associativas do setor e inúmeros representantes do movimento LGBTQIA+ manifestaram-se. Aqui, a intensão é entender como PLs inconstitucionais como essa continuam em tramitação por todo país e como gerar flagrantes para cada uma delas. Mediado por Pri Bertucci, o bate-papo traz Erica Malunguinho, Deputada Estadual por São Paulo, Transativista, agitadora cultural e educadora, Filipa Brunelli, Ex Vereadora  Araraquara  e graduanda em Ciências Sociais e Linda Brasil Azevedo Santos, Defensora dos Direitos Humanos, militante LGBTQIA+ e Transfeminista, Mestra em Educação e Vereadora de Aracaju.

 

Associadas e filiadas

Com patrocínio oficial da Salesforce e a marcha também conta como empresas associadas e filiadas como Elo, Instituto C&A,  Accenture, Donus , Demarest Advogados, RDI e Jogê,  a realização do evento esse ano é assinada pelo Instituto [SSEX BBOX], pela [DIVERSITY BBOX] e pela incubadora LGBTQIAP+ [SOCIAL BBOX], e têm apoio de intuições como: Livres e Iguais da ONU Brasil , Out & Equal, Rede Brasil do Pacto Global da ONU, ABPRH – Associação Brasileira dos Profissionais de Recursos Humanos, e empresas como Weber Shandwick, Siemens e  Sodexo. Como organizações parcerias a Marcha Trans conta com a Transludica, a primeira loja colaborativa trans do Brasil. ANTRA – Associação Nacional de Trans e Travestis, Fona Trans Fórum Nacional de Trans e Travestis, Negras e Negros, Ibrat – Instituto Brasileiro De Transmasculinidades, Casa Florescer e Casa Neon Cunha, casas de acolhida para pessoas Trans e Travestis.

 

Consulte a programação completa do evento

Informações sobre a camapnha “Banheiro Inclusivo”

Por: [SSEX BBOX]

Foto: Pexels

 

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.