NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

NOTA DE PESAR

Ethos lamenta falecimento de Solimar Carneiro, fundadora do Geledés Instituto da Mulher Negra

Ativista antirracista deixou um legado na promoção da igualdade e valorização da cultura Hip Hop

14/07/2023

Compartilhar

É com profunda tristeza que o Instituto Ethos lamenta o falecimento de Solimar Carneiro, aos 66 anos, fundadora e diretora do Geledés Instituto da Mulher Negra. A ativista antirracista dedicou sua vida à luta pela igualdade racial e de gênero, sendo uma voz incansável na defesa dos direitos das mulheres negras e na valorização da cultura Hip Hop como uma expressão cultural.

Solimar foi diretora do Geledés entre os anos de 2003 e 2009, período em que deixou sua marca indelével na organização. Sua atuação incansável foi fundamental para proporcionar espaços de visibilidade e protagonismo para as mulheres negras, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Além de seu trabalho no Geledés, Solimar Carneiro era irmã da renomada filósofa e escritora Sueli Carneiro, com quem compartilhava a luta antirracista e o compromisso com a promoção da equidade racial no Brasil.

O legado de Solimar Carneiro ficará marcado na história da luta antirracista e na defesa dos direitos das mulheres negras. Seu trabalho incansável, sua coragem e determinação serão sempre lembrados como inspiração para todas as pessoas que buscam um mundo mais justo e igualitário.

 

Foto: Pexels

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.