NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

CONFERÊNCIA ETHOS

Ethos lança documento pelo trabalho decente nas plataformas digitais durante a Conferência Ethos

O combate às desigualdades brasileiras foi o tema transversal em todos os painéis de debates do evento

21/06/2023

Compartilhar

A primeira Conferência Ethos 360° realizada de forma presencial, depois da pandemia da Covid 19, ocorreu nesta terçafeira, dia 20 de junho, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), e foi pautada principalmente pelos debates em torno do combate às desigualdades brasileiras. Entre as atividades, foi lançada a Carta Compromisso pelo Trabalho Decente nas Plataformas Digitais, documento que visa engajar as empresas em um compromisso robusto com os princípios e diretrizes que possam garantir o trabalho digno. Ao longo dos nossos 25 anos de atuação sempre buscamos traduzir os conceitos fundamentais que orientam o trabalho decente”, disse Caio Magri, diretorpresidente do Instituto Ethos. “Estamos lançando um documento que foi consultado. Nós dialogamos com trabalhadores, academia, especialistas e empresas construímos esse conjunto de princípios, critérios e questões centrais e emergenciais a serem tratadas para que a gente caminhe numa agenda de trabalho decente nas plataformas digitais. Como questões emergenciais, elencamos definição de renda mínima, duração da jornada, descanso semanal, férias, seguridade social, segurança e saúde. Equidade, inclusão, liberdade sindical também são importantes, além do reconhecimento de que é necessária uma revisão do sistema sindical hoje para incluir esses trabalhadores autônomos”, explicou Magri.

A mesa que lançou a Carta Compromisso também contou com a participação de Johnny Borges, Head de Impacto Social do Ifood, Clemente Ganz Lúcio, sociólogo, assessor do Fórum das Centrais Sindicais e Diretor Técnico do DIEESE, e Scarlett Rodrigues, coordenadora de Projetos em Direitos Humanos do Instituto Ethos, como mediadora. Johnny Borges declarou o apoio do Ifood à Carta Compromisso: “O Ifood gera cerca de 730 mil postos de trabalho diretos e indiretos. Queremos discutir esse tema, falar sobre trabalho decente. O processo de plataforma é importante pelo impacto na economia e na relação de trabalho direto e indireto”, disse ele. A Carta Compromisso pelo Trabalho Decente nas Plataformas Digitais possui cinco pilares centrais que direcionam os compromissos empresariais: Diálogo Social, Condições de Trabalho e Rendimentos Justos, Responsabilidades e Transparência, Comunicação Objetiva e Inclusão Social e Diversidade. Entre os itens, estão pautados o diálogo junto aos trabalhadores independentes sobre rendimentos e horários de trabalho, o estímulo às formas de acesso à previdência e planos de saúde e a promoção de políticas que aperfeiçoem os termos, regras, acordos e condições de uso das plataformas.

Evento celebra 25 anos do Ethos
A Conferência Ethos, que também celebra os 25 anos do Instituto Ethos, reuniu cerca de 500 pessoas em 17 atividades, realizadas simultaneamente em três palcos. Esse foi o primeiro evento de uma série de cinco que serão realizadas em 2023: as outras serão em Belém (PA) e São Paulo (SP), presenciais, e duas edições virtuais.

Na abertura da Conferência, Caio Magri lembrou a missão do Ethos e seus 25 anos de atuação. “Assim como todo o Brasil, o Instituto Ethos passou por momentos difíceis nos últimos três anos, e mantivemos nossas conferências no formato virtual. Hoje retomamos o formato presencial, a primeira atividade pública para comemorar os 25 anos do Instituto Ethos. Escolhemos para esse ano debater e contribuir para o combate às muitas desigualdades brasileiras”, disse ele. A presidente do Conselho Deliberativo do Ethos, Andréa Álvares, lembrou dos desafios ainda a superar: “Olhando para o papel do Ethos nesses 25 anos de existência, o Instituto foi determinante para o debate da consciência e a gestão sustentável dos negócios. Infelizmente, ainda vemos muita injustiça climática, mas coletivamente iremos resolver”, falou.

No painel “O futuro não será desigual”, Benilda Brito, membro do Conselho Deliberativo do Ethos e também CEO da Mucua Consultoria, falou sobre as perspectivas para o combate às desigualdades que fazem do Brasil uma nação socialmente injusta. “Pensar o futuro é uma ousadia, mas extremamente possível. O princípio da ação afirmativa é tratar de forma desigual aqueles que mais precisam para alcançar a igualdade. Mas isso, no Brasil, ainda não é a realidade. Atualmente, o número de pessoas negras inseridas nas leis de cotas, por exemplo, ainda não se reflete no número de pessoas negras nas grandes empresas”, destacou.

ETHOS SERVIÇOS

Também foram lançados o Ethos Serviços, desenvolvidos para contribuir com a melhoria do desempenho das empresas nessa jornada ASG (Ambiental, Social e de Governança). O Ethos Serviços é uma área recémcriada pelo Instituto, que reúne uma equipe de consultores para o apoio de empresas (associadas ou não ao Ethos) para desenvolverem as competências necessárias para atuar com as práticas ASG. A nova área envolve desde consultoria, diagnóstico, desenvolvimento de estratégias de sustentabilidade e censos de diversidade até plano de ações, monitoramento e mensuração das iniciativas.
“É uma consultoria de forma completa e individualizada para as empresas que almejam avançar e desenvolver as competências necessárias na agenda ASG”, diz Ana Lucia Custódio, diretoraadjunta do Instituto Ethos.

Reforma Tributária 3S
A Conferência dedicou um painel ao debate sobre a “Reforma tributária 3S: Sustentável, solidária e saudável”. O diretor do Ethos, Felipe Saboya, falou sobre a importância para as empresas e para a agenda ASG e detalhou propostas que estão sendo discutidas.

“Na proposta de reforma 3S, defendemos a redução de tributação sobre a folha de pagamento, com aumento da carga incidente sobre renda e riqueza. Para as pequenas empresas, o impacto é a isenção de tributo nos simples. Para as médias, é a redução do IR e de tributos cumulativos. Para as grandes empresas, é a redução dos tributos e sobre a folha de pagamento”, explicou. “Hoje o sistema tributário é um emaranhado de puxadinhos, com isenções e benefícios. A proposta atual não permite que existam isenções no sistema tributário, mas há uma lista de exceções: zona franca de Manaus, simples nacional etc.

A Conferência Ethos 360° RJ tem patrocínio das empresas: Patrocínio Diamante Novelis e Raízen |Patrocínio Bronze Hydro | Transportadora oficial Gol | Apoio Facility, Coletiva Mídia e Marsh McLennan | Apoio de mídia Plurale.

Por:  Analítica Comunicação – Assessoria de Imprensa do Instituto Ethos
Foto: Vick Torragoça

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.