NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS INTEGRIDADE

Evento "ASG na Prática" destaca a importância da Governança e Práticas de Gestão

Instituto Ethos promoveu workshop exclusivo para empresas associadas, abordando a integridade, o combate à corrupção e o compliance como pilares fundamentais da governança corporativa

28/06/2023

Compartilhar

No último dia 22 de junho, o Instituto Ethos realizou mais uma edição do evento ASG na Prática, com foco na temática da Governança e Práticas de Gestão. O workshop, destinado exclusivamente para empresas associadas, teve como objetivo proporcionar um alinhamento conceitual inicial sobre a promoção da integridade e o combate à corrupção, utilizando como referência os Indicadores Ethos ASG.

Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de vivenciar experiências práticas nesses temas, além de compartilhar boas práticas empresariais e promover o networking entre os participantes. A palestra foi ministrada por Marcela Greggo, coordenadora dos Projetos de Integridade e Combate à Corrupção do Instituto Ethos, que ressaltou a importância do engajamento da alta gestão nas questões de governança corporativa.

Durante sua apresentação, Marcela enfatizou que a governança é o elo entre as questões sociais, ambientais e de sustentabilidade, sendo fundamental para garantir práticas efetivas nessas áreas. Além disso, ela destacou a importância do compliance como parte integrante de um programa de integridade, ressaltando a necessidade de as empresas estarem em conformidade com as leis e regulamentações pertinentes.

No evento, também foram discutidos os principais objetivos do compliance, que envolvem a prevenção, detecção e remediação de irregularidades. Marcela ressaltou a importância de as empresas conhecerem seus riscos e estruturarem regras, políticas e procedimentos adequados para mitigá-los. Além disso, ela ressaltou a necessidade de comprometimento da alta direção, a criação de uma instância responsável pelo Programa de Integridade e a implementação de estratégias de monitoramento contínuo.

O diálogo contou ainda com a participação de representantes de diferentes empresas, que compartilharam suas experiências e desafios na implementação de práticas de governança e combate à corrupção. Foi destacada a importância do engajamento de todas as áreas da organização e a relevância de adaptar os modelos de compliance existentes às necessidades específicas de cada empresa.

O evento ASG na Prática, organizado pelo Instituto Ethos, reafirmou a importância da governança corporativa e das práticas de gestão como elementos essenciais para o desenvolvimento sustentável das empresas. Ao promover o alinhamento conceitual e o compartilhamento de experiências, o evento contribuiu para fortalecer a integridade e a transparência nas organizações, incentivando o cumprimento das leis e a adoção de boas práticas empresariais.

 

Por: Lucas Costa Souza, do Instituto Ethos

Foto: Pexels

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.