NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS MEIO AMBIENTE

Fiscalização zero: multas ambientais caem 93% na Amazônia sob Bolsonaro

Diferentemente do desmatamento e das emissões de carbono que só cresceram, a fiscalização ambiental praticamente desapareceu.

27/07/2021

Compartilhar

O Estadão mostrou dados de um levantamento feito por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) que indicaram uma queda abismal de 93% (44 processos com multas pagas) no número de autuações do IBAMA em 2019 e 2020, os dois primeiros anos do governo Bolsonaro, na comparação com a média dos quatro anos anteriores (688 multas quitadas).

Mudanças nas regras internas do ministério do meio ambiente e na legislação dificultaram o trabalho de campo dos fiscais e paralisaram o andamento administrativo das multas. Quem ganhou com isso foram os criminosos ambientais, como grileiros, garimpeiros e madeireiros ilegais, que aproveitam o apagão da fiscalização para “passar a boiada”, ao melhor estilo “sallesiano”.

Falando em desmonte ambiental, Nabil Bonduki apontou na Folha que as consequências de longo prazo dessas ações podem ser desastrosas não apenas para o Brasil, mas também para o resto do mundo, especialmente no que diz respeito à crise climática. “Os crimes ambientais que o governo Bolsonaro vem cometendo são tão graves e muito mais duradouros que os praticados no enfrentamento da pandemia”.

Em tempo: O cientista Gilberto Câmara explicou para O Globo a situação dramática vivida pelo INPE, uma das instituições científicas de maior renome do Brasil, ameaçada pelo negacionismo do governo Bolsonaro. “Com a falta de boas notícias, [o governo] resolve amordaçar o INPE, que é um mensageiro independente”, disse o ex-diretor do Instituto, citando a confusão promovida pelo Planalto na semana passada, ao anunciar mudanças na gestão das informações sobre queimadas que tiraram o INPE da divulgação dos dados.

Leia mais sobre fiscalização ambiental no ClimaInfo.

Por: ClimaInfo

Foto: ClimaInfo

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

  • endereçoRua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 445 - Pinheiros
  • endereço05415-030 São Paulo - SP
  • endereço* Para correspondências. Estamos 100% em trabalho remoto
  • telefone(55 11) 3897-2400
  • email[email protected]
  • horárioDe segunda a quinta - das 9h às 17h, sexta das 9h às 15h
  • imprensa(55 11) 3897-2416 / [email protected]
  • trabalhe conoscoTrabalhe Conosco

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.