NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS DIREITOS HUMANOS

Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ e Instituto Ethos lançam Guia Temático sobre diversidade

Iniciativa conta com apoio do Ministério Público do Trabalho e visa orientar as empresas a consolidarem suas estratégias e práticas para a promoção dos direitos LGBTI+

28/06/2021

Compartilhar

Junho é o mês dedicado às manifestações que apoiam o movimento de inclusão e respeito às pessoas LGBTI+. A data foi escolhida porque marca a rebelião de Stonewall Inn, em Nova York, ocorrida em 28 de junho de 1969. Por isso, com a proposta de fortalecer ainda mais a voz empresarial e celebrar o Dia Internacional do Orgulho LGBTI+ (28 de junho), o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ e o Instituto Ethos, juntamente com o apoio do Ministério Público do Trabalho em São Paulo (MPT), acabam de anunciar o lançamento do Guia Temático para Promoção dos Direitos LGBTI+.

A apresentação do novo Guia Temático ocorrerá durante a atividade da Conferência Ethos, que acontecerá na próxima segunda-feira (28/06), às 17h, e poderá ser acompanhado, ao vivo, pelo canal do Instituto Ethos no YouTube. Entre os painelistas estão: Ana Lucia Melo, diretora-adjunta do Instituto Ethos, Dra. Valdirene Silva de Assis, procuradora do Ministério Público do Trabalho em São Paulo (MPT) e Reinaldo Bulgarelli, secretário executivo do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+. A moderação ficará a cargo de JP Polo, consultor de Diversidade e Inclusão, palestrante, jornalista e professor.

Gratuito e disponível para empresas de todos os setores, portes e regiões do Brasil, o material foi desenvolvido por meio dos Indicadores Ethos. Consiste em uma ferramenta de diagnóstico, planejamento e gestão, promovida pelo Instituo Ethos desde 2000, que mapeia a maneira como as iniciativas de sustentabilidade e de responsabilidade social têm sido incorporadas nos negócios das companhias, definindo suas estratégias, políticas e processos internos e/ou externos.

Entre os temas e indicadores que norteiam o Guia Temático para Promoção dos Direitos LGBTI+ estão: Visão Estratégica (estratégias para a promoção dos direitos LGBTI+); Governança Organizacional (o que inclui Direitos LGBTI+ e Governança, Cultura Organizacional, além de Gestão e Relato de Progresso); Gestão e Governança (que contempla Gestão da Inclusão na Cadeia de Suprimentos e Comunicação e Marketing) e Social (que envolve Direitos Humanos, Práticas de Trabalho e Relacionamento com a Comunidade e seu Desenvolvimento).

“Sabemos que o alcance das empresas vai além do que acontece em suas instalações.  Acreditamos que, ao inserir a pauta da promoção dos direitos LGBTI+ em suas práticas corporativas, as companhias podem exercer vital influência na conscientização de seus diferentes públicos sobre os direitos que lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e pessoas intersexo têm em serem quem são, dentro e fora dos espaços corporativos. E colaborar para que justiça, equidade e dignidade sejam realidade para mais pessoas”, ressalta Caio Magri, diretor-presidente do Instituto Ethos. Por meio do Guia Temático para Promoção dos Direitos LGBTI+, o objetivo é orientar executivas e executivos, gestores e demais interessados sobre as ações que valorizam pessoas LGBTI+ no mercado de trabalho, bem como gerar visibilidade às boas práticas das organizações. Além disso, a proposta é que o documento ajude as companhias na identificação sobre o seu grau de maturidade acerca da temática, amplie o conhecimento das mesmas e inspire ações que possam aumentar o respeito e a valorização de pessoas LGBTI+ em toda a cadeia de valor.

“O Fórum está articulado em torno dos ‘10 Compromissos da Empresa com a Promoção dos Direitos LGBTI+’. Construímos o Guia Temático com base nos pilares dos 10 Compromissos que são indicativos de ações inclusivas e de diversidade que ajudam a gerar referências positivas em toda a cadeira de valor. Nosso intuito, com o desenvolvimento desse material, é contribuir para que as práticas de gestão empresarial sejam ainda mais efetivas e, portanto, aumentar a mobilidade das empresas para a construção de um ambiente mais diverso e seguro, proporcionando igualdade de oportunidades e respeito para todas as pessoas”, afirma Reinaldo Bulgarelli, secretário executivo do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+.

 

Por: Máquina CW – assessoria de comunicação do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+

Foto: Pexels

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.